Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 26 de maio de 2020

27/04/2020 - 1º Período da Educação Infantil - Vogais Objeto do Conhecimento: Vogal E / ED. FÍSICA


Professora: Fátima Gerolim






Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil

Data da Atividade: 27/05/2020 

Componente Curricular: “Escuta ,fala, pensamento e imaginação”EF – “Traços, Sons, cores e formas”TS – “Corpo, Gestos e Movimentos”CG – “O Eu, o Outro e Nós”EO

Temática da Aula: Vogais

Objeto do Conhecimento: Vogal E

Habilidade: 

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. 

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Competência: 

- Reconhecer as vogais;

- Apropriar-se dos sons das vogais dando enfoque à letra E e sua grafia.

- Apreciar a música acompanhando com movimentos corporais desenvolvendo percepção sonora e auditiva. 

Recurso Didático: 

- Computador ou celular para apreciação de vídeo gravado pelo professor no youtube;

- Gravuras impressas;

- papel colorido e/ou folha de revista, grãos e cola.

Desenvolvimento: - 

- Assistir ao vídeo gravado pelo professor;” 

- “Apreciar o vídeo “O Alfabeto” e danças acompanhando a música com o próprio corpo.”

- Rasgar, de revista ou papel colorido retas e/ou utilizar grãos, areia, pedrinhas, tampinhas ou outro material disponível ao aluno e colar no sulfite ou caderno de desenho formando a letra E.

Carga Horária: 3 horas

Avaliação: 

- Executar as orientações dadas nas tarefas práticas (vídeo e registro em sulfite).

Professora: Fátima Gerolim Fornazier Santana.

==============================================

ED. FÍSICA





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1° período da educação infantil
Data da Atividade: 27/05/2020
Componente Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG
Temática da Aula: Conhecimento sobre o corpo.
Objeto do Conhecimento: Movimentos manipulativos

Habilidade:  
EI03CG03 Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
 EI03CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competência:
·       Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento;
·       Desenvolver a coordenação motora grossa.
·       Desenvolver a coordenação motora fina
·       Manipular objetos com a mão.
·       Equilíbrio.
·       Trabalho em equipe (cooperação).
·       Lateralidade
·       Ritmo

Recurso Didático: um aparelho de som, 2 colheres,2 bolinhas ou 2 ovos cozidos, fita adesiva, um lençol ou TNT grande.

Desenvolvimento: Conforme a apreciação do vídeo gravado, as crianças deverão realizar movimentos ao ritmo da música (Meu amigo Canguru). Em seguida demarcar no chão com fita adesiva duas forma de Zig Zag uma do lado da outra com uma distância de 30 cm lateral, a criança de mãos dadas com a outra passarão com um pé do lado do outro por cima da fita sem soltar as mãos, após realizar essa atividade demarcar no chão com fita adesiva duas linhas retas uma do lado da outra com 30cm de distância lateral, as duas crianças com uma colher na mão e uma bolinha ou ovo cozido terá que equilibrar o ovo na colher passando por cima da linha que está demarcada no chão. Por último com o auxílio do lençol ou TNT com mais ou menos 2m de diâmetro, fazer um furo no meio, cada criança segura de um lado do lençol e com uma bolinha tenta fazer o gol que será no meio, essas brincadeiras não existe vencedor, o intuito é trabalhar o espírito cooperativo.
Carga Horária: 50 minutos.
Avaliação: Será através de devolutiva dada pelo aluno com um pequeno vídeo.
Professora de Educação Física: Andreia Fernanda Barbosa Marques



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI