EDUCAÇÃO INFANTIL
PROF. ROSELANE
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Professora:
Roselane Cardoso
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Data
da Atividade: 28/05/2020
Campo
de experiência: “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações” ET –
“Corpo, Gestos e Movimentos”CG – “Traços, Sons e Cores” TS.
Temática
da Aula: quantidades: zero; capacidade:
cheio/ vazio.
Objeto
do Conhecimento: conceitos matemáticos
Habilidade:
(EI03ET01)
Estabelecer comparações entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET02)
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações
sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET04)
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (
desenho, Registro por número ou escrita espontânea) em diferentes suportes.
(EI03EF05)
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
(EI03TS02)
Expressar-se livremente por meio de desenhos, colagem, criando figuras
bidimensionais, tridimensionais.
Competência:
Desenvolver
a noção de quantidade.
Desenvolver
a noção de adicionar e tirar quantidades.
Desenvolver
a coordenação motora.
Recursos
Didáticos:
·
Computador
ou celular para assistir a aula.
·
Internet.
·
Folha
de sulfite ou de caderno.
·
Lápis,
lápis de cor.
·
Videos
do YouTube.
·
Pó de
café usado.
Desenvolvimento:
Iniciar a aula falando a data e o assunto: Espaço, tempos, quantidades,
relações e transformações. Motivar os alunos a cantar a música. A galinha do
vizinho, enquanto vou colocando a quantidade de ovos indicada. Mostrar que o
ninho está cheio de ovos, dez. Iniciar as situações problemas, retirando os
ovos e contando quantos sobraram, até o ninho ficar vazio. Mostrar que o ninho
vazio é representando pelo zero. Mostrar o traçado do zero no dado e
posteriormente ensinar as crianças a traçarem o número no prato de areia,
farinha, etc. Atividade de registro: mostrar o prato contento borra de café e
água. Colocar a mão dentro do prato para que fique toda molhada de tinta. Fixar
a mão com tinta de café na folha e completar a galinha desenhando olho, bico,
pés, matinho, a gosto do aluno. Após feito o desenho, enviar uma foto para a
professora.
Carga Horária: 4 horas
Avaliação: Através de vídeo e fotografias
das atividades realizadas em casa.
Psicomotricidade
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: (1º e
2º Períodos da Educação da Educação Infantil)
Data
da Atividade: 28/05/2020
Componente
Curricular: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG – “Espaços, Tempos,
quantidades, Relações e Transformações” ET
Temática
da Aula: Brincadeira das cores
Objeto
do Conhecimento: O
corpo – Matemática (Identificação das cores)
Habilidade:
(E103CG05)
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
EI03CG03 Criar movimentos,
gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como
dança, teatro e música.
Competência:
Estimular
a memória, coordenação motora grossa através de (gestos e movimentos) conhecimentos
das cores, manipulação de diferentes objetos e conceitos matemáticos.
Recurso
Didático: Vídeo aula e objetos variados coloridos.
Desenvolvimento: Através
dos vídeos gravados pela professora para serem apresentados para as famílias.
Atividade a ser desenvolvida: Assistir o vídeo da brincadeira “Elefantinho
Colorido” e em seguida realizar a brincadeira. Onde o comandante da brincadeira
pede pelo nome da cor e a criança corre para tocar em algo que tenha aquela cor
solicitada.
Carga Horária: 50 Minutos
Avaliação: A avaliação será continua
através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
Professora: Vanessa
Cristina Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI