LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: Alessandra
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas: 28/05/2020
Etapa: 1º Ano do Ensino
Fundamental
Data da Atividade: 28/05/2020
Componente Curricular: LÍNGUA
PORTUGUESA
Temática da Aula: Oralidade,
linguagem visual e escrita, sílabas e palavras.
Objeto
do Conhecimento: Alfabeto/vogais, sílabas, palavras iniciadas
com a letraL, espaçamento entre as palavras, alinhamento e direcionamento da
escrita.
Habilidade:
EF01LP10) Nomear as letras do
alfabeto;
(EF01LP01X) Reconhecer que
textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da
página e com espaço entre as palavras, obedecendo aos limites de margens e
linhas;
(EF01LP12)
Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco;
(EF01LP05X)
Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala,
bem como a diversidade de pontos articulatórios para a execução de cada som;
(EF01LP07)
Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF15LP10) Escutar, com
atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao
tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF01LP12)
Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco;
(EF01LP02X)
Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de acordo com o
nível da escrita, seja ele pré-silábico, silábico, silábico alfabético ou de
forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas;
EF01LP08) Relacionar elementos
sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita;
Competência:
Reconhecer
as letras do alfabeto/vogais; palavras iniciadas com A LETRA L; Reconhecer e
escrever as sílabas da família silábica do L; Identificar palavras com sílabas do L; Reconhecer
os espaçamentos entre as palavras;
Recurso
Didático: câmara de vídeo, vídeos ilustrativos do youtube do canal: (CRIANÇAS
INTELIGENTES –Família silábica do L), lápis, caderno,
Desenvolvimento:
1º MOMENTO: Recordar,
letra, sílabas, palavras. Apresentar
as frases. Analisar a estrutura da frase. Apresentar a pontuação e sua
importância no final da frase.
2º MOMENTO: Criar
algumas frases, contar quantas palavras há na frase. Criar frases enigmáticas. Colorir
espaços, circular palavra chave. Formar novas frases no quadro.
3º MOMENTO: Realizar
as atividades complementares:
·
1ª - Ler as gravuras e
circular a figura que inicia com a sílaba em destaque
·
2ª - Completar as
palavras com as sílabas faltosas e circular a família do L nas palavras.
·
3ª – Ler as frases enigmáticas
e escrever cada uma, substituindo o desenho pela palavra.
Carga Horária: 3:00
Avaliação: correção via grupo de
WhatsApp das atividades enviadas;
Professora: Alessandra Ines Borges----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1 º
Ano do Ensino Fundamental
Professora: TANIA REGINA LUCAS LEÃO
MAIA
Data
da Atividade: 27/05/2020
Componente
Curricular: Literatura
Temática
da Aula: Releitura, escuta, criatividade,
empatia, higiene pessoal, Corona-vírus
Objeto
do Conhecimento: literatura
Habilidade:
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler,
com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios
impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas
distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos
e técnicas convencionais e não convencionais
Competência:
· Conhecer
a história, refletir sobre os valores que ela traz;
· Interpretação
o texto através de desenho;
· Desenvolver
a criatividade, atenção, empatia;
Recurso
Didático: celular,
computador, vídeos do You tube, lápis de cor, livro online
Desenvolvimento:
1º MOMENTO
· Boas Vindas
· Vídeo
com sensibilização sobre tema “corona vírus.”
· Contação
da história “Coelhinho Lelé em Cadê todo mundo?
2º MOMENTO – atividade de registro
Escrever o nome da cidade,
colocar a data
Escrever o nome completo
Escrever o título da
história
E fazer um belo desenho
sobre a história.
Avaliação: os alunos serão avaliados através da participação online e através
da execução das atividades postados no grupo.
Carga Horária: 1:50
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI