Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 27 de maio de 2020

28/05/2020 - 1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA/ Alfabeto/vogais, sílabas, palavras iniciadas com a letraL, espaçamento entre as palavras, alinhamento e direcionamento da escrita.


LÍNGUA PORTUGUESA


Professora: Alessandra











Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas: 28/05/2020
Etapa: 1º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 28/05/2020
Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA
Temática da Aula: Oralidade, linguagem visual e escrita, sílabas e palavras.
Objeto do Conhecimento: Alfabeto/vogais, sílabas, palavras iniciadas com a letraL, espaçamento entre as palavras, alinhamento e direcionamento da escrita.
Habilidade:
EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto;
(EF01LP01X) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página e com espaço entre as palavras, obedecendo aos limites de margens e linhas;
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco;
(EF01LP05X) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, bem como a diversidade de pontos articulatórios para a execução de cada som;
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco;
(EF01LP02X) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de acordo com o nível da escrita, seja ele pré-silábico, silábico, silábico alfabético ou de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas;
EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita;

Competência: Reconhecer as letras do alfabeto/vogais; palavras iniciadas com A LETRA L; Reconhecer e escrever as sílabas da família silábica do L;  Identificar palavras com sílabas do L; Reconhecer os espaçamentos entre as palavras;

Recurso Didático: câmara de vídeo, vídeos ilustrativos do youtube do canal: (CRIANÇAS INTELIGENTES –Família silábica do L), lápis, caderno,

Desenvolvimento:
1º  MOMENTORecordar, letra, sílabas, palavras. Apresentar as frases. Analisar a estrutura da frase. Apresentar a pontuação e sua importância no final da frase.

2º  MOMENTO: Criar algumas frases, contar quantas palavras há na frase. Criar frases enigmáticas. Colorir espaços, circular palavra chave. Formar novas frases no quadro.

3º  MOMENTO: Realizar as atividades complementares:
·        - Ler as gravuras e circular a figura que inicia com a sílaba em destaque
·        - Completar as palavras com as sílabas faltosas e circular a família do L nas palavras.
·        – Ler as frases enigmáticas e escrever cada uma, substituindo o desenho pela palavra.

Carga Horária: 3:00

Avaliação: correção via grupo de WhatsApp das atividades enviadas;
Professora: Alessandra Ines Borges


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------









Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa:  1 º Ano do Ensino Fundamental
Professora: TANIA REGINA LUCAS LEÃO MAIA
Data da Atividade: 27/05/2020
Componente Curricular: Literatura
Temática da Aula: Releitura, escuta, criatividade, empatia, higiene pessoal, Corona-vírus
Objeto do Conhecimento: literatura

Habilidade:

 (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
 (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais


Competência:
·       Conhecer a história, refletir sobre os valores que ela traz;
·       Interpretação o texto através de desenho;
·       Desenvolver a criatividade, atenção, empatia;

Recurso Didático: celular, computador, vídeos do You tube, lápis de cor, livro online

Desenvolvimento:

1º MOMENTO

·       Boas Vindas
·       Vídeo com sensibilização sobre tema “corona vírus.”
·       Contação da história “Coelhinho Lelé em Cadê todo mundo?

2º MOMENTO – atividade de registro

Escrever o nome da cidade, colocar a data
Escrever o nome completo
Escrever o título da história
E fazer um belo desenho sobre a história.



Avaliação: os alunos serão avaliados através da participação online e através da execução das atividades postados no grupo.


Carga Horária:  1:50






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI