Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 20 de maio de 2020

21/05/2020 - 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA - PRODUÇÃO DE TEXTO

LÍNGUA PORTUGUESA -


PROFESSORA ZILAMAR 








LITERATURA

PROF. ELIANA









Professora: Eliana dos Santos. 


Etapa: 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental

Data da Atividade: 21/05/2020 (quinta feira)

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Temática da Aula: Literatura 

Objeto do Conhecimento:

Conhecer os usos e funções sociais da escrita,

 Desenvolver a criatividade e a imaginação,

 Identificar vários gêneros textuais 

Habilidade: 

EF35LP11- Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades lingüísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades lingüísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

 EF35LP10 – Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea,conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula debate etc.

 EF15LP01 - Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem se destina.

 EF35LP03 - Identificar a idéia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF04LP01 - Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.

 EF15LP06 - Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. 



Competência: 

 Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,

 Reconhecer diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber, utilizá-las.

 Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.


Recurso Didático:

 Celular e ou notebook,

 Vídeo (“BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA”) encaminhado no grupo de watts da sala,

 Entrevistas com pessoas mais velhas da família.



Desenvolvimento:

 Apreciação de vídeo gravado pelo professor,

 Assistir ao vídeo (BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA)

 Entrevista e ou conversas com pessoas mais velhas da família.

 Desenvolver as atividades propostas no caderno.

Carga horária: Aproximadamente 60 minutos. 

Avaliação: Contínua, através da correção das atividades desenvolvidas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI