Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 18 de maio de 2020

19/05/2020 - 1º período - Temática da Aula: Vogais -(EI03CG02)/(EI03CG05), (EI03EO02)... HISTÓRIA: NO PAÍS DA FANTASIA


Temática da Aula: Vogais

Professora: Nathany da Matta 


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Professora: Nathany Maria Cruvinel da Matta Silva
Data da Atividade: 04/05/20
Campo de Experiência: “Corpo, Gestos e Movimentos” - “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O eu, o outro e o nós”, “Traços, Sons, Cores e Formas”.
Temática da Aula: Vogais
Objeto do Conhecimento: Vogais.
Habilidades:  apropriação do som das vogais e suas grafias.
Competências:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
 (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
 (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
 (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Recurso Didático:
Computador ou celular para assistir a aula;
Objetos que comecem com as vogais encontrados em casa.
Areia ou outro material parecido para traçar as vogais.
Desenvolvimento: 

- Início do vídeo aula com a música “Olá, Olá, Como vai você?”
- Dar as boas-vindas aos alunos, apresentar o campo de experiência que irei trabalhar;
- Explicação breve sobre o que são as vogais e mostra-las usando figuras, colocar a música
“A, E, I, O e U”
Procurando bem eu sei que tem no início do amor eu vejo A   a a a a a
Procurando bem eu sei que tem no pé do café eu vejo E    e e e e e
Procurando bem eu sei que tem no fim do Piauí eu vejo I    i i i i i i
Procurando bem eu sei que tem nas pontas do ovo eu vejo O  o o o o o
Procurando bem eu sei que tem no meio da lua eu vejo U  u u u
Aaaa, eeee, iiiii, oooo, uuuuu...

- Em seguida, para ensinar as crianças a grafia das vogais, direi que preciso de areia e irei buscar na praia, está será a deixa para a introdução de uma cena em que vestida de marinheira, que recebeu uma missão do capitão do navio para encontrar objetos que iniciam com as vogais, mostrarei aos alunos vários exemplos de coisas que começam com tais letras, e depois irei separá-las.
- De volta ao primeiro cenário, perguntar o que os alunos acharam da marinheira “Apolônia Loba do mar”. Pedir que eles façam o mesmo desafio dela na casa deles e tirem fotos para mandar para as suas professoras.
- Mostrarei a areia “buscada na praia” para fazermos as vogais e demostrarei como traçar cada letra, tarefa que eles deverão fazer, gravar e postar no grupo de sua salinha. 
Carga Horária: 4 horas
Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.


========================================================================

OBA, HORA DA HISTÓRIA 

Professora Audice



Atividade:
·      -  Falar a poesia ou as rimas.
·       - Descobrir palavras que rimam com seu nome.

·       Senhores pais e/ou familiares,

A escola é a luz que ilumina o caminho dos estudantes. Nela nós brincamos, lemos, escrevemos, contamos, sonhamos, construímos o conhecimento e crescemos com amor, alegria e muita vontade de descobrir novos horizontes. Caminharemos juntos neste período da epidemia do “Coronavírus” de maneira diferente, mas também iremos crescer na rotina do saber. Sendo assim, espero contar com o apoio de vocês. Ajude seu filho(a) a declamar a poesia: “Bichos em Perigo”. Depois, falem outras palavras que rimam com seu nome. 

Grata pelo apoio e até a próxima aula.

Professora Audice.




Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade: 19.05.2020
Professora: Audice d’Arc Rosa Prado
Componente Curricular: Contação de História
Temática da Aula: Poesia “Animais em perigo” – Angela D’angelo
Objeto do Conhecimento: Cuidar dos animais
Habilidade: Ter cuidado para não maltratar os animais.

Competência:
·       Demonstrar carinho pelos animais, percebendo que eles também apresentam necessidades.
·       Ampliar as relações desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
·       Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação.
·       Organizar o local e alimentos adequados para seu animal.
·       Descobrir as rimas do poema.

Recurso Didático: Computador, notebook ou celular para assistir a aula, máscara. Falar a poesia, descobrir as rimas, perceber outras palavras que rimam com seu nome.

Desenvolvimento:
·       Iniciar a aula com a música e os cumprimentos.
·       Recordar a aula anterior.
·       Falar que hoje a poesia será na lata, mas que irá trazer um conhecimento dos animais.
·       Falar a poesia “Bichos em Perigo”.
·       Perguntar: “Será que esta história é real ou falsa?”
·       Concluir: que hoje os animais ainda são maltratados ( colocam fogo nas matas, abandonam os cães e gatos ). Quantos passam fome.


BICHOS EM PERIGO

Essa jaula é de bambu,
Prenderam nela a aranha azul.
Essa jaula é listrada,
Prenderam nela a onça pintada.
Essa jaula é verde limão,
Prenderam nela o mico leão.
Essa jaula é de ouro prenderam,
Nela a tartaruga de couro.
Essa jaula tem uma mola,
Prenderam nela o tatu-bola.
Essa jaula quer te pegar,
Prenderam nela o lobo guará.
Esses bichos estão em extinção e
Precisam de nossa proteção.
Então nessa jaula eu vou
Entrar e os animais eu vou salvar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

AÇÃO SOCIAL 

FAMÍLIA,

RECEBEMOS UMA VISITA MUITO ESPECIAL, VAMOS OUVIR O QUE ELA VEIO NOS DIZER E  PARTICIPAR COM ELA? DEPOIS POSTE 1 VÍDEO E ENVIE PARA O GRUPO DA SUA PROFESSORA EM ATÉ 3 DIAS, COMBINADO?






Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI