Temática da Aula: Vogais
Professora: Nathany da Matta
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Professora:
Nathany Maria Cruvinel
da Matta Silva
Data
da Atividade: 04/05/20
Campo
de Experiência: “Corpo,
Gestos e Movimentos” - “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O eu, o outro
e o nós”, “Traços, Sons, Cores e Formas”.
Temática
da Aula: Vogais
Objeto
do Conhecimento: Vogais.
Habilidades:
apropriação do som das vogais e suas grafias.
Competências:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso
de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades
artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado
a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de
desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO02) Agir
de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas
conquistas e limitações.
(EI03CG05) Coordenar
suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e
necessidades em situações diversas.
Recurso
Didático:
Computador
ou celular para assistir a aula;
Objetos
que comecem com as vogais encontrados em casa.
Areia
ou outro material parecido para traçar as vogais.
Desenvolvimento:
- Início do vídeo aula com a música “Olá, Olá, Como vai
você?”
- Dar as boas-vindas aos alunos, apresentar o campo de
experiência que irei trabalhar;
- Explicação breve sobre o que são as vogais e mostra-las
usando figuras, colocar a música
“A, E, I, O e U”
Procurando bem eu sei que tem no início do
amor eu vejo A a a a a a
Procurando bem eu sei que tem no pé do café
eu vejo E e e e e
e
Procurando bem eu sei que tem no fim do Piauí
eu vejo I i i i i
i i
Procurando bem eu sei que tem nas pontas do
ovo eu vejo O o o o o o
Procurando bem eu sei que tem no meio da lua
eu vejo U u u u
Aaaa, eeee, iiiii, oooo, uuuuu...
- Em
seguida, para ensinar as crianças a grafia das vogais, direi que preciso de
areia e irei buscar na praia, está será a deixa para a introdução de uma cena
em que vestida de marinheira, que recebeu uma missão do capitão do navio para
encontrar objetos que iniciam com as vogais, mostrarei aos alunos vários
exemplos de coisas que começam com tais letras, e depois irei separá-las.
- De
volta ao primeiro cenário, perguntar o que os alunos acharam da marinheira
“Apolônia Loba do mar”. Pedir que eles façam o mesmo desafio dela na casa deles
e tirem fotos para mandar para as suas professoras.
-
Mostrarei a areia “buscada na praia” para fazermos as vogais e demostrarei como
traçar cada letra, tarefa que eles deverão fazer, gravar e postar no grupo de
sua salinha.
Carga Horária: 4 horas
Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa
para verificação da participação e interesse.
========================================================================
OBA, HORA DA HISTÓRIA
Professora Audice
Atividade:
· - Falar a poesia ou as rimas.
· - Descobrir palavras que rimam com seu nome.
· Senhores pais e/ou familiares,
A escola é a luz que ilumina o caminho dos estudantes. Nela nós brincamos, lemos, escrevemos, contamos, sonhamos, construímos o conhecimento e crescemos com amor, alegria e muita vontade de descobrir novos horizontes. Caminharemos juntos neste período da epidemia do “Coronavírus” de maneira diferente, mas também iremos crescer na rotina do saber. Sendo assim, espero contar com o apoio de vocês. Ajude seu filho(a) a declamar a poesia: “Bichos em Perigo”. Depois, falem outras palavras que rimam com seu nome.
Grata pelo apoio e até a próxima aula.
Professora Audice.
Diário Remoto de Registro de
Atividades Escolares
Etapa:
1º
período da Educação Infantil
Data
da Atividade: 19.05.2020
Professora:
Audice
d’Arc Rosa Prado
Componente
Curricular: Contação de História
Temática
da Aula: Poesia “Animais em perigo” – Angela D’angelo
Objeto
do Conhecimento: Cuidar dos animais
Habilidade:
Ter
cuidado para não maltratar os animais.
Competência:
·
Demonstrar carinho pelos animais, percebendo
que eles também apresentam necessidades.
·
Ampliar as relações desenvolvendo atitudes de
participação e cooperação.
·
Adotar hábitos de autocuidado relacionados a
higiene, alimentação.
·
Organizar o local e alimentos adequados para
seu animal.
·
Descobrir as rimas do poema.
Recurso
Didático: Computador, notebook ou celular para assistir a aula,
máscara. Falar a poesia, descobrir as rimas, perceber outras palavras que rimam
com seu nome.
Desenvolvimento:
· Iniciar
a aula com a música e os cumprimentos.
· Recordar
a aula anterior.
· Falar
que hoje a poesia será na lata, mas que irá trazer um conhecimento dos animais.
· Falar
a poesia “Bichos em Perigo”.
· Perguntar:
“Será que esta história é real ou falsa?”
· Concluir:
que hoje os animais ainda são maltratados ( colocam fogo nas matas, abandonam
os cães e gatos ). Quantos passam fome.
BICHOS EM PERIGO
Essa jaula é de bambu,
Prenderam nela a aranha azul.
Essa jaula é listrada,
Prenderam nela a onça pintada.
Essa jaula é verde limão,
Prenderam nela o mico leão.
Essa jaula é de ouro prenderam,
Nela a tartaruga de couro.
Essa jaula tem uma mola,
Prenderam nela o tatu-bola.
Essa jaula quer te pegar,
Prenderam nela o lobo guará.
Esses bichos estão em extinção e
Precisam de nossa proteção.
Então nessa jaula eu vou
Entrar e os animais eu vou salvar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
AÇÃO SOCIAL
FAMÍLIA,
RECEBEMOS UMA VISITA MUITO ESPECIAL, VAMOS OUVIR O QUE ELA VEIO NOS DIZER E PARTICIPAR COM ELA? DEPOIS POSTE 1 VÍDEO E ENVIE PARA O GRUPO DA SUA PROFESSORA EM ATÉ 3 DIAS, COMBINADO?
Vcs estão de parabéns 🥰🥳cada dia amando as aulas de vcs!!!
ResponderExcluir