Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 18 de maio de 2020

19/05/2020 - 4º ANO - Língua Portuguesa e História: (interdisciplinaridade com Língua Portuguesa)

Língua Portuguesa


professora Rita





História



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano I do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 19/05/2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa e História: (interdisciplinaridade com  Língua Portuguesa)
Temática da Aula:  Língua Portuguesa (Análise linguística/semiótica (Ortografização) História: (Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos)

Objeto do Conhecimento:

·        Construção do sistema alfabético e da ortografia.
·        Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
·        O Brasil antes da Chegada dos portugueses.
·        Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade:

·        (EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
·        (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
·        (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
·        (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
·        (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.


Competência:  Refletir sobre o processo de ocupação das terras brasileiras levando o aluno a concluir que os indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil que foram e continuam sendo desrespeitado como pessoa humana.


Recurso Didático: Videos no youtube e Ditado Lacunado.

Desenvolvimento:


No primeiro momento: os alunos assistiram um a  vídeo no youtube  youtu.be/gOgvUG4PRKA) sobre a história ( A Raposa e as Uvas )e em seguida farão o ditado lacunado da história acima citada.

No segundo momento: os alunos assistirão a um videoaula de história do Brasil disponível
https://www.youtube.com/watch?v=MDwJO1lnERQ e na sequência irão realizar registrar atividades de interpretação  do videoaula.


Carga horária: 2h. 
Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.

Professora: Rita de Cássia Mendes da Silva


==============================================



ATIVIDADE 4º ANO 

PROFESSORA: DELACIR/RITA 

DATA: 19/05/2020 

1º momento: Assista o vídeo 
https://www.youtube.com/watch?v=pYXWmCNPT0U 

2º momento: Copiar e responder as questões abaixo. 

ATIVIDADE 1

 Análise a imagem e responda as perguntas abaixo:




vídeo 1





vídeo 2










Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 4º ano

Data da Atividade: 19/05/2020

Componente Curricular: Ciências e Geografia

Temática da Aula: o Sujeito e seu lugar no mundo e  Formas de representação e pensamento espacial ( pontos cardeais).

Objeto do Conhecimento: Sistema de orientação e Território e diversidade cultural.

Habilidade:
·        (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
·        (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
·        (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
·        (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.


Competência:
·        Identificar os grupos constituintes da formação populacional do Brasil, relacionando-os aos fluxos migratórios, bem como reconhecer a contribuição que cada um trouxe para a cultura e para os hábitos e costumes locais.
·        Comparar e estabelecer correspondência sobre as informações a respeito dos pontos cardeais;
·        Apreender a orientar-se pelos pontos cardeais.
·        Identificar os pontos cardeais.

Recurso Didático: vídeos, imagens e material do aluno.

Desenvolvimento:
1º momento: assistir aos videos postados nos grupos de watsApp.
2º momento: copiar e responder as questões abaixo.

Carga Horária: 2h.

Avaliação: participação, esforço e através das resolução das atividades resolvidas e postadas no grupo.

Professora: Delacir Paiva. 



AÇÃO SOCIAL 


FAMÍLIA,

RECEBEMOS UMA VISITA MUITO ESPECIAL, VAMOS OUVIR O QUE ELA VEIO NOS DIZER E  PARTICIPAR COM ELA? DEPOIS POSTE 1 VÍDEO E ENVIE PARA O GRUPO DA SUA PROFESSORA EM ATÉ 3 DIAS, COMBINADO?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI