Língua Portuguesa
professora Rita
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 4º
ano I do Ensino Fundamental
Data
da Atividade: 19/05/2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa e História:
(interdisciplinaridade com Língua
Portuguesa)
Temática
da Aula: Língua Portuguesa
(Análise linguística/semiótica (Ortografização)
História: (Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos)
Objeto
do Conhecimento:
·
Construção do sistema alfabético e
da ortografia.
·
Leitura/escuta (compartilhada e
autônoma).
·
O Brasil antes da Chegada dos portugueses.
·
Leitura/escuta (compartilhada e
autônoma)
Habilidade:
·
(EF04LP01) Grafar palavras
utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e
contextuais.
·
(EF04HI01) Reconhecer a história
como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na
identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
·
(EF04HI09) Identificar as
motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o
papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
·
(EF15LP18) Relacionar texto com
ilustrações e outros recursos gráficos.
·
(EF35LP04) Inferir informações
implícitas nos textos lidos.
Competência:
Refletir sobre o processo
de ocupação das terras brasileiras levando o aluno a concluir que os indígenas
foram os primeiros habitantes do Brasil que foram e continuam sendo
desrespeitado como pessoa humana.
Recurso
Didático: Videos no youtube e Ditado Lacunado.
Desenvolvimento:
No primeiro momento: os alunos assistiram um a vídeo no youtube youtu.be/gOgvUG4PRKA) sobre a
história ( A Raposa e as Uvas )e em seguida farão o ditado lacunado da história
acima citada.
No segundo momento: os
alunos assistirão a um videoaula de história do Brasil disponível
https://www.youtube.com/watch?v=MDwJO1lnERQ
e na sequência irão realizar registrar atividades de interpretação do videoaula.
Carga horária: 2h.
Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das
postagens das atividades concluídas.
Professora: Rita
de Cássia Mendes da Silva
==============================================
ATIVIDADE 4º ANO
PROFESSORA: DELACIR/RITA
DATA: 19/05/2020
1º momento: Assista o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=pYXWmCNPT0U
2º momento: Copiar e responder as questões abaixo.
ATIVIDADE 1
Análise a imagem e responda as perguntas abaixo:
vídeo 1
vídeo 2
Diário de Registro de Atividades Escolares
Remotas
Etapa: 4º ano
Data da Atividade: 19/05/2020
Componente Curricular: Ciências e Geografia
Temática da Aula: o Sujeito e seu lugar no mundo e Formas de representação e pensamento
espacial (
pontos cardeais).
Objeto do Conhecimento: Sistema de orientação e Território e
diversidade cultural.
Habilidade:
·
(EF04GE01)
Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da
comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de
outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.),
valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a
formação da cultura local, regional e brasileira.
·
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes
físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
·
(EF04CI09)
Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições
relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
·
(EF04CI10)
Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das
sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
Competência:
·
Identificar os grupos constituintes da formação populacional do Brasil,
relacionando-os aos fluxos migratórios, bem como reconhecer a contribuição que
cada um trouxe para a cultura e para os hábitos e costumes locais.
·
Comparar e estabelecer correspondência sobre as informações a respeito
dos pontos cardeais;
·
Apreender a orientar-se pelos pontos cardeais.
·
Identificar os pontos cardeais.
Recurso Didático: vídeos,
imagens e material do aluno.
Desenvolvimento:
1º
momento:
assistir aos videos postados nos grupos de watsApp.
2º
momento:
copiar e responder as questões abaixo.
Carga Horária: 2h.
Avaliação: participação, esforço e através das resolução das
atividades resolvidas e postadas no grupo.
Professora: Delacir Paiva.
AÇÃO SOCIAL
FAMÍLIA,
RECEBEMOS UMA VISITA MUITO ESPECIAL, VAMOS OUVIR O QUE ELA VEIO NOS DIZER E PARTICIPAR COM ELA? DEPOIS POSTE 1 VÍDEO E ENVIE PARA O GRUPO DA SUA PROFESSORA EM ATÉ 3 DIAS, COMBINADO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI