DATA:
19/05/2020
ATIVIDADE
INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA
5º
ANO
PROFESSORA
SIMONE MARIA VIEIRA
ALUNO.....................................................................................
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1- Assistir o vídeo neste link: link:
https://youtu.be/W6CluHSAzsc
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2- Leia
com atenção o texto sobre as Leis Abolicionistas e responda as questões
propostas:
Na época em que os
portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a
realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho
dos índios nas lavouras;
entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se
colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão.
Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela
época. Eles foram à busca de negros na África para
submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a
entrada dos escravos no Brasil. Os negros, trazidos do continente
Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros.
Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam
durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e
senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana. Apesar desta
prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles
que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado
por literatos, religiosos, políticos, escritores e pessoas do povo.. Contudo, esta
prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a
escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava
somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão
pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam
ser tomadas lentamente. A partir de 1870, a região Sul do
Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no
Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a
utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias. Visando
não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra,
foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850,
com a Lei Eusébio de Queirós que visava extinção do tráfico negreiro. Vinte
anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de
1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de
sua promulgação, mas as crianças, livres por força da lei, tinham que ficar
com as mães que eram escravas. Em 1885, foi aprovada a
lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos
Sexagenários que tornou livre todos os escravos com sessenta anos ou
mais , mas o que podiam fazer com sua liberdade, eles
que tinham passado a vida no cativeiro.
Mas, em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, o sonho da liberdade total finalmente foi
alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, foi assinada pela Princesa Isabel, foi
no Paço do Palácio do Governo ( Rio de
Janeiro) , ela utilizou uma caneta de ouro e pedras preciosas, oferecida pelos
abolicionistas e com esta assinatura, abolia de vez a escravidão no Brasil.
A palavra “Áurea" quer dizer "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho.
Curiosidade: Nome completo da Princesa Isabel: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon
RESPONDA EM SEU CADERNO
1- A abolição da escravatura foi uma grande conquista para o nosso país. Porém, algumas leis foram criadas antes que ela fosse definitiva. Qual foi a lei que declarou livre os filhos dos escravos nascidos a partir de 1871?
2-De que continente vieram os escravos e como eles eram transportados até o Brasil?
3-Como os escravos eram tratados por seus donos?
4- Qual foi o principal fator que manteve a escravidão no Brasil?
5- Explique a Lei Eusébio de Queirós. Quando foi assinada?
6-O que foi a Lei dos Sexagenários?
7- Consulte o dicionário e escreva o significado da palavra abolicionista.
8- Qual foi a lei que pôs fim a escravidão no Brasil? Quem a assinou ? Em que dia ? E qual o significado histórico da palavra “Aurea”?
9- Escreva o nome completo da Princesa Isabel.
10- Identifique as Leis Abolicionistas em destaque, de acordo com a
legenda:
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 5º
ano
Data
da Atividade: 19/05/2020
Componente
Curricular:
Interdisciplinar
Temática
da Aula: Leis
Abolicionistas
Objeto
do Conhecimento: Leis
Abolicionistas
Habilidades:
(EF05HI05) Associar o conceito de
cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o
como conquista histórica.
(EF05HI04) Associar a noção de
cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos
direitos humanos.
*Competência:
*Compreender a historicidade no tempo e no
espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção
das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais bem como
problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
*Elaborar questionamentos, hipóteses,
argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos
históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias,
exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o
respeito.
Recurso Didático: Celular ou notebook
Desenvolvimento:
1º Os apreciação de videoaulas
postado no grupo de whatsapp, (aula expositiva através de esquemas relacionados
ao assunto ( Leis Abolicionistas);
2º Assistir ao vídeo no youtube sobre Leis Abolicionistas no link:
https://youtu.be/W6CluHSAzsc
3º Os
alunos irão copiar e responder as atividades postadas no grupo.
Avaliação: Contínua, através da correção das atividades propostas.
Professora: Simone Maria Vieira
AÇÃO SOCIAL
FAMÍLIA,
RECEBEMOS UMA VISITA MUITO ESPECIAL, VAMOS OUVIR O QUE ELA VEIO NOS DIZER E PARTICIPAR COM ELA? DEPOIS POSTE 1 VÍDEO E ENVIE PARA O GRUPO DA SUA PROFESSORA EM ATÉ 3 DIAS, COMBINADO?
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