Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 18 de maio de 2020

19/05/2020 - 5º ano - Interdisciplinar/Leis Abolicionistas -








DATA: 19/05/2020

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR  HISTÓRIA
5º ANO
PROFESSORA SIMONE MARIA VIEIRA
ALUNO.....................................................................................
________________________________________________

1- Assistir o vídeo neste link: link: https://youtu.be/W6CluHSAzsc
________________________________________________

2- Leia com atenção o texto sobre as Leis Abolicionistas e responda as questões propostas:

Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil. Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana. Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos, escritores  e pessoas do povo.. Contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente. A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias. Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós que visava extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação, mas as crianças, livres por força da lei, tinham que ficar com as mães que eram escravas. Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou  Lei dos Sexagenários  que tornou livre todos os escravos com sessenta anos ou mais , mas o que podiam fazer com sua liberdade, eles que tinham  passado a vida no cativeiro. Mas, em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea,  o sonho da liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, foi assinada pela Princesa Isabel, foi no  Paço do Palácio do Governo ( Rio de Janeiro) , ela utilizou uma caneta de ouro e pedras preciosas, oferecida pelos abolicionistas e com esta assinatura,  abolia de vez a escravidão no Brasil.



A palavra “Áurea" quer dizer "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho.

Curiosidade:
Nome completo da Princesa Isabel: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon




RESPONDA EM SEU CADERNO

1- A abolição da escravatura foi uma grande conquista para o nosso país. Porém, algumas leis foram criadas antes que ela fosse definitiva. Qual foi a lei que declarou livre os filhos dos escravos nascidos a partir de 1871?



2-De que continente vieram os escravos e como eles eram transportados até o Brasil?

3-Como os escravos eram tratados por seus donos?


4- Qual foi o principal fator que manteve a escravidão no Brasil?


5- Explique a Lei Eusébio de Queirós. Quando foi assinada?


6-O que foi a Lei dos Sexagenários?


7- Consulte o dicionário e escreva o significado da palavra abolicionista.


8- Qual foi a lei que pôs fim a escravidão no Brasil? Quem a assinou ? Em que dia ? E qual o significado histórico da palavra “Aurea”?



9- Escreva o nome completo da Princesa Isabel.


10- Identifique as Leis Abolicionistas em destaque, de acordo com a legenda:




Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 5º ano
Data da Atividade: 19/05/2020
Componente Curricular: Interdisciplinar
Temática da Aula: Leis Abolicionistas
Objeto do Conhecimento: Leis Abolicionistas
Habilidades:

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

*Competência:

*Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
*Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

Recurso Didático: Celular ou notebook

Desenvolvimento

Os apreciação de videoaulas postado no grupo de whatsapp, (aula expositiva através de esquemas relacionados ao assunto ( Leis Abolicionistas);

Assistir ao vídeo no youtube sobre Leis Abolicionistas no link: https://youtu.be/W6CluHSAzsc

Os alunos irão copiar e responder as atividades postadas no grupo.

Avaliação: Contínua, através da correção das atividades propostas.
Professora: Simone Maria Vieira




AÇÃO SOCIAL 

FAMÍLIA,

RECEBEMOS UMA VISITA MUITO ESPECIAL, VAMOS OUVIR O QUE ELA VEIO NOS DIZER E  PARTICIPAR COM ELA? DEPOIS POSTE 1 VÍDEO E ENVIE PARA O GRUPO DA SUA PROFESSORA EM ATÉ 3 DIAS, COMBINADO?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI