Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 25 de junho de 2020

26/06/2020 - 2º período da Ed. Infantil- EDUCAÇÃO FÍSICA / AULA DE MÚSICA

AULA DE MÚSICA 
PROFESSORA MARIINHA


QUADRILHA VIRTUAL 




1-  FAMÍLIA, CARACTERIZEM SEU FILHO OU FILHA DE CAIPIRINHA. SOLTEM O SOM DO VÍDEO QUADRILHA NARRADA PARA FESTA DE AMIGOS.


2 - DEIXEM AS CRIANÇAS DANÇAREM, FILMEM É POSTEM NO GRUPO A LINDA FESTANÇA, SE PUDEREM PARTICIPEM COM ELES . 


Escola Municipal  Prof. Sílvia Vieira

Data: 26\06\2020
Professora: Maria de Oliveira Alves
Turmas: 1º Período

Acolhida: Criança Feliz \Bom- Dia
Início: Bom-dia crianças! Bom-dia famílias! Paz e bem a todos
Hoje a Tia quer falar um pouco para vocês sobre a festa junina. Já passamos da metade do mês de junho e este tipo de festa é assim chamada, justamente por acontecer durante este mês.
Começou assim nossa história:
- Os portugueses saíram de Portugal em suas caravelas ( tipo de barco) e se aventuraram pelos mares.
Muitos dias depois eles chegaram num lugar do Brasil Porto Seguro. Ali se estabeleceram e daí foram descobrindo os tesouros da nova terra. Os portugueses faziam coisas legais para matar a saudade de sua terra e também para se divertirem. Festa junina era uma delas. Eles falavam Festa Joanina!
Nós brasileiros mudamos para festa junina. No Brasil inteiro é feita esta porque é uma festa popular.
Aqui em Sacramento muitas pessoas põe valor religioso em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Fazem fogueiras enormes, dançam quadrilha, comem pipoca e outras delícias e cantam músicas do gênero.

Falando em música...



Já chegou o mês de Junho
Mês de grande animação
Vou soltar muitos foguetes
Vou soltar, muitos balões
E bate o pé
E bate as mãos
Pula a fogueira de São João.

Agora, cantando!

Para encerrar nosso encontro de hoje vamos fazer uma pronuncia aportuguesada?

São João Danranrão
Tem uma gaita raraita
Quando toca roroca
Bate nela...
E os anjos ranranjos
Tocam gaita raraita
Tocam gaita raraita
Aqui na terra!

Vão treinando aí criançada. No próximo encontro vamos tocar cantar juntos bem lindo. Ok!
Beijos no coração de cada um de vocês!



Diário de Registro de atividades Remotas

Etapa: 1°  Período
Data: 26\06\2020
Professora: Maria de Oliveira Alves
 Campo de experiência – Traços, sons, cores e formas.
Temática da Aula: Música
Objeto do Conhecimento: Ritmo e Canto.

Habilidades

(El03TS01) – Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festa.
(El03TS03) – Reconhecer as qualidades do som ( intensidade, duração, altura, e timbre) utilizando-os em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

Competência: Cantar músicas da tradição junina mais conhecidas em nossa região.

- Narrada para Amigos” e filmar as crianças dançando caracterizadas.

Recursos Didáticos: Violão, celular, vídeos do you.tube, vídeo-aula, músicas juninas.


Desenvolvimento: Iniciamos a vídeo- aula acolhendo a todos. Convidamos a tradição junina.
Fizemos um pequeno mix com trechos das músicas juninas.

- Rala o coco, mexe a canjica;
- Cai,cai balão e
- Já chegou o mês de Junho.


Falamos um pouquinho da tradição deste tipo de festividade que é herança deste tipo de festividade que é herança da colonização portuguesa da incorporação à cultura brasileira, de onde ela e move a economia em lugares como Campina Verde e Caruaru no Nordeste brasileiro durante meses, principalmente em Junho. Fizemos menção à estação com a fogueira, a quadrilha e a culinária própria deste tempo.

Encerramos com outra música chamada João Danranrão, cuja pronúcia mais rápida imita o português falado em Portugal.


PROFESSORA ANDRÉIA 

EDUCAÇÃO FÍSICA 



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas


Etapa:1º período da educação infantil.
Data da Atividade: 26/06/2020
Campo de experiências: “Corpo, Gestos e Movimentos”CG.
Temática da Aula: Movimento corporal
Objeto do Conhecimento: O corpo, coordenação motora e lateralidade.

Habilidades:

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e danças, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Competências: Desenvolver destrezas (coordenação motora), discriminação de movimentos de lateralidade , girando para o lado direito e para o lado esquerdo e pulando sobre algum obstáculo , noção espacial e equilíbrio na locomoção.

Recurso Didático: Vídeo aula.

Desenvolvimento:
SEGUIR AS ORIENTAÇÕES REPASSADAS NO VÍDEO DA AULA.

AVALIAÇÃO : ATRAVÉS DOS VIDEOS ENVIADOS PELOS PAIS DE ATIVIDADES REALIZADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI