Professora: Rosane
Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade: 24 de junho de 2020
Componente Curricular - Arte
Campos de experiência: - Traços, sons, cores e formas
Temáticas da Aula: Música, arte e criação;
Objetos do Conhecimento: Arte – explorar variadas possibilidades de usos e combinações de materiais, objetos e recursos tecnológicos para criar e recriar danças, artes visuais, encenações musicais, apropriando-se de diferentes manifestações artísticas e culturais.
Habilidades:
EI03TS01 – Utilizar sons produzidos por seu próprio corpo, materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festa;
EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
EI03TS03 – Reconhecer a qualidade do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Competências:
- Linguagem oral e escrita;
- Expressão sonora (audição de músicas);
- Desenvolvimento de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente;
- Apreciar clipes musicais;
- Construir e manipular objetos e instrumentos sonoros;
- Acompanhar a música utilizando diferentes objetos sonoros;
- Experimentar o efeito de luz e sombra sobre objetos ou espaços com o uso de velas, lanternas e colorir usando diferentes suportes ( papéis, panos, telas, pedaços de metal ou acrílico;
Recursos didáticos:
- Computador, celular ou tablete para assistir as orientações e vídeos;
- Internet;
- Folha de papel em branco, vela, lanterna ou luminária, lápis de cores;
- Material construir o chocalho: garrafa descartável, grãos de milho e pedrinhas);
- Material disponível para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível;
- Vídeos anexos (disponíveis no YouTube);
Desenvolvimento:
1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina;
2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora.
3º - Atividades:
- Assistir o clipe da música “Bento e Totó”
- Trabalhar com as cores do clipe identificando-as e relacionando a objetos que as crianças deverão separar em casa (brinquedos, objetos para relacionar cada cor com o respectivo objeto);
- Fazer uma sequência usando tampinhas de duas cores, alternando-as;
- Traçar um desenho usando uma folha de papel em branco e um brinquedo ou objeto, para traçar usando a sombra feita pela vela, lanterna ou luminária;
- Orientar a confecção de um chocalho para que as crianças possam perceber os diferentes sons (intensidade, duração, altura e timbre), produzidos pelo chocalho a partir da forma que ele é utilizado;
- Acompanhar com a Tia Zana a música da borboletinha e do borboletão usando o chocalho que vocês fizeram com ela.
Avaliação:
A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos postados no grupo pelos pais observando se os objetivos estão sendo alcançados para que assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldade/habilidades apresentadas
Professora: Rosane Maria de Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI