Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 23 de junho de 2020

24/06/2020 - 1º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL - Arte Campos de experiência: - Traços, sons, cores e formas Temáticas da Aula: Música, arte e criação;


Professora: Rosane




Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares 

Etapa: 1º período da Educação Infantil 

Data da Atividade: 24 de junho de 2020 

Componente Curricular - Arte

 Campos de experiência: - Traços, sons, cores e formas 

Temáticas da Aula: Música, arte e criação; 

Objetos do Conhecimento: Arte – explorar variadas possibilidades de usos e combinações de materiais, objetos e recursos tecnológicos para criar e recriar danças, artes visuais, encenações musicais, apropriando-se de diferentes manifestações artísticas e culturais. 

Habilidades: 

 EI03TS01 – Utilizar sons produzidos por seu próprio corpo, materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festa; 

EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais; 

 EI03TS03 – Reconhecer a qualidade do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. 

Competências: 

  •  Linguagem oral e escrita; 
  •  Expressão sonora (audição de músicas); 
  • Desenvolvimento de atividade manual seguindo orientação e expressando livremente; 
  • Apreciar clipes musicais; 
  •  Construir e manipular objetos e instrumentos sonoros; 
  •  Acompanhar a música utilizando diferentes objetos sonoros; 
  •  Experimentar o efeito de luz e sombra sobre objetos ou espaços com o uso de velas, lanternas e colorir usando diferentes suportes ( papéis, panos, telas, pedaços de metal ou acrílico; 

Recursos didáticos: 

  •  Computador, celular ou tablete para assistir as orientações e vídeos; 
  • Internet; 
  • Folha de papel em branco, vela, lanterna ou luminária, lápis de cores; 
  •  Material construir o chocalho: garrafa descartável, grãos de milho e pedrinhas); 
  •  Material disponível para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível; 
  • Vídeos anexos (disponíveis no YouTube); 
Desenvolvimento: 

1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina; 

2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora. 

3º - Atividades: 
  •  Assistir o clipe da música “Bento e Totó” 
  •  Trabalhar com as cores do clipe identificando-as e relacionando a objetos que as crianças deverão separar em casa (brinquedos, objetos para relacionar cada cor com o respectivo objeto); 
  •  Fazer uma sequência usando tampinhas de duas cores, alternando-as; 
  •  Traçar um desenho usando uma folha de papel em branco e um brinquedo ou objeto, para traçar usando a sombra feita pela vela, lanterna ou luminária; 
  •  Orientar a confecção de um chocalho para que as crianças possam perceber os diferentes sons (intensidade, duração, altura e timbre), produzidos pelo chocalho a partir da forma que ele é utilizado; 
  • Acompanhar com a Tia Zana a música da borboletinha e do borboletão usando o chocalho que vocês fizeram com ela.
 Avaliação: 

A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos postados no grupo pelos pais observando se os objetivos estão sendo alcançados para que assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldade/habilidades apresentadas 


 Professora: Rosane Maria de Alcântara 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI