PROFESSORA ANTONIA
DIÁRIO REMOTO DE
REGISTRO DE ATIVIDADES ESCOLARES
ETAPA: 2° PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DATA DA ATIVIDADE: 09/07/2020
COMPONENTES
CURRICULARES: “ESPAÇO,
TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”- ET - ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”- EF
TEMÁTICAS DA AULA: EXPERIÊNCIA,
OBSERVAÇÃO E HIPÓTESES.
OBJETO DO CONHECIMENTO: CRIAR HIPÓTESES PARA
JUSTIFICAR ACONTECIMENTOS.
HABILIDADES:
(EI03ET02)
OBSERVAR E DESCREVER MUDANÇAS EM DIFERENTES MATERIAIS, RESULTANTES DE AÇÕES
SOBRE ELES, EM EXPERIMENTOS ENVOLVENDO FENÔMENOS NATURAIS E ARTIFICIAIS.
(EI03ET03)
IDENTIFICAR E SELECIONAR FONTES DE INFORMAÇÕES, PARA RESPONDER A QUESTÕES SOBRE
A NATUREZA, SEUS FENÔMENOS, SUA CONSERVAÇÃO.
(EI03ET04)
REGISTRAR OBSERVAÇÕES, MANIPULAÇÕES E MEDIDAS, USANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS
(DESENHO, REGISTRO POR NÚMEROS OU ESCRITA ESPONTÂNEA), EM DIFERENTES SUPORTES
(EI03ET07)
RELACIONAR NÚMEROS ÀS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES E IDENTIFICAR O ANTES, O
DEPOIS E O ENTRE EM UMA SEQUÊNCIA.
(EI03EO04)
COMUNICAR SUAS IDEIAS E SENTIMENTOS A PESSOAS E GRUPOS DIVERSOS.
(EI03EF01)
EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (ESCRITA ESPONTÂNEA), DE FOTOS, DESENHOS E OUTRAS
FORMAS DE EXPRESSÃO.
(EI03EF06)
PRODUZIR SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS ORAIS E ESCRITAS (ESCRITA ESPONTÂNEA), EM
SITUAÇÕES COM FUNÇÃO SOCIAL SIGNIFICATIVA.
COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO AUDITIVA,
DISCRIMINAÇÃO VISUAL, TRABALHO ORAL, TRAÇADO DE LETRAS E ESCRITA DO CABEÇALHO,
REPRESENTAÇÃO ATRAVÉS COLAGENS E/ OU
DESENHOS.
RECURSOS DIDÁTICOS: VIDEOAULA GRAVADA, TOALHA, VASILHA
COM ÁGUA, REVISTAS, CADERNO OU FOLHA A4, LÁPIS DE COR, BORRACHA E LÁPIS DE ESCREVER.
DESENVOLVIMENTO:
·
APRESENTAÇÃO DA AULA COM A ROTINA (LEITURA DO ALFABETO E
NÚMEROS NO CALENDÁRIO)
·
DECLAMAR A POESIA DE SERGIO CAPPARELLI “MINHA CAMA”. COM A INTERPRETAÇÃO ORAL:
- ONDE O HIPOPÓTAMO ESTAVA TOMANDO BANHO? – EM
QUE LUGAR CASA NÓS ACOSTUMAMOS TOMAR BANHO? – QUAIS AS PARTES DO CORPO O
HIPOPÓTAMO MAIS LAVAVA? – POR QUE DEPOIS DO BANHO, ELE FOI PARA A LAMA?
·
AS
FAMÍLIAS IRÃO ORIENTAR AS CRIANÇAS A FAZER A EXPERIÊNCIA COM UMA TOALHA, MOLHANDO-A EM UMA VASILHA COM AGUA, TORCENDO
E PENDURANDO PARA SECAR SOB O SOL. FALAR E MOSTRAR A EXPERIÊNCIA QUESTIONANDO
SOBRE SUAS HIPÓTESES PEDINDO O RETORNO ATRAVÉS DE UM PEQUENO VÍDEO EXPLICATIVO
POSTADO NO GRUPO DA SUA SALA.
·
ATIVIDADES
DE REGISTRO NO CADERNO: AS FAMÍLIAS IRÃO ORIENTAR AS CRIANÇAS A DATAREM A
ATIVIDADE NO CANTO SUPERIOR, LADO ESQUERDO DA FOLHA ,COM: SACRAMENTO, 09 DE
JULHO DE 2020.
·
ESCREVER NO MEIO DA FOLHA A LETRA H, COLOCAR
UM PEQUENO TRAÇO ANTES DELA , E OUTRO
PEQUENO TRAÇO DEPOIS DELA. RELEMBRAR QUE OS NÚMEROS TÊM VIZINHOS E AS LETRAS
TAMBÉM TÊM. QUESTIONAR QUAL LETRA É VIZINHO ANTES DA LETRA H E QUAL LETRA É A
VIZINHA DEPOIS DA LETRA H. COLAR UMA GRAVURA QUE INICIE COM A LETRA H E UMA GRAVURA QUE INICIE COM CADA LETRA
VIZINHA DO H E NO FINAL ESCREVER O NOME
ABAIXO NA FOLHA CANTO ESQUERDO.).
·
EM
SEGUIDA OS RESPONSÁVEIS DEVERÃO TIRAR UMA FOTO DA ATIVIDADE FINALIZADA E POSTAR NO GRUPO DA SALA.
AVALIAÇÃO:
AVALIAR A PARTICIPAÇÃO ATRAVÉS DO VÍDEO E DO REGISTRO
COM ESPACIALIZAÇÃO CAPRICHO E CRIATIVIDADE.
PROFESSORA: ANTONIA DONIZETE PEREIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI