PROFESSORA ALESSANDRA
---------------------------------------------------------------------------
PROFESSORA TÂNIA
ATIVIDADE DE REGISTRO ( NO CADERNO)
· SACRAMENTO, 16 DE JULHO DE 2020
· LIVRO:
O MENINO AZUL
· AUTORA:
CECÍLIA MEIRELES
· EDITORA:
GLOBAL
·
NÃO SE ESQUEÇA DE SALTAR
LINHA.
·
OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ ILUSTRAR FIQUE A VONTADE!
Anexo de suporte para a
atividade:
Etapa: 1 º Ano do Ensino Fundamental
Professora: TANIA REGINA LUCAS LEÃO MAIA
Data
da Atividade: 16/07/2020
A poesia é o gênero textual que abriga, com excelência, toda a riqueza do imaginário humano e permite, mais do que qualquer outro discurso.
O MENINO AZUL
O MENINO QUER UM BURRINHO
PARA PASSEAR.
UM BURRINHO MANSO,
QUE NÃO CORRA NEM PULE,
MAS QUE SAIBA CONVERSAR.
O MENINO QUER UM BURRINHO
QUE SAIBA DIZER
O NOME DOS RIOS,
DAS MONTANHAS, DAS FLORES
_ DE TUDO O QUE APARECER.
O MENINO QUER UM BURRINHO
QUE SAIBA INVENTAR
HISTÓRIAS BONITAS
COM PESSOAS E BICHOS
E COM BARQUINHOS NO MAR.
E OS DOIS SAIRÃO PELO MUNDO
QUE É COMO UM JARDIM
APENAS MAIS LARGO
E TALVEZ MAIS COMPRIDO
E QUE NÃO TENHA FIM.
(QUEM SOUBER DE UM BURRINHO DESSES,
PODE ESCREVER
PARA A RUA DAS CASAS,
NÚMERO DAS PORTAS,
AO MENINO AZUL QUE NÃO SABE LER.
LEMBRETE:
ESTROFE É CADA CONJUNTO DE FRASES (VERSOS)
VERSOS É CADA FRASE DA POESIA
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1 º
Ano do Ensino Fundamental
Professora: TANIA REGINA LUCAS LEÃO
MAIA
Data
da Atividade: 16/07/2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa (Literatura)
Temática
da Aula: Apreciação de história, prazer e criatividade.
Objetos
do Conhecimento: Formação do leitor
literário/Leitura multissemiótica, Formação do leitor literário, Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma).
Habilidades:
(EF01ER04) Valorizar a
diversidade de formas de vida.
(EF12LP03) Copiar
textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que
tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras,
escrita das palavras e pontuação.
(EF15LP10)
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas
pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em
textos.
(EF15LP18)
Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF15LP15)
Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e
apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua
diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF01LP26)
Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens,
enredo, tempo e espaço.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de
expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,
modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de
materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais
(EF15AR26) Explorar diferentes
tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos,
gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de
criação artística.
Competências:
• Criar condições para que o
aluno entre em contato com o poema infantil, proporcionando experiências
lúdicas.
• Oportunizar ao aluno dar asas à
imaginação, á criação e à sensibilidade.
• Ampliar o seu repertório
linguístico-discursivo.
Recursos
Didáticos:
celular, computador, internet, livro
para a contação de história, caderno, lápis de cor.
Desenvolvimento:
1º MOMENTO
Boas Vindas
Apresentar o livro “O MENINO AZUL “
Contar a história lendo o livro.
2º MOMENTO – atividades de registro
Áudio
explicativo da atividade.
PEDIR PARA
ESCREVER NO CADERNO:
NOME DO
LIVRO: O MENINO AZUL
NOME DA AUTORA:
CECÍLIA MEIRELES
EDITORA
:GLOBAL
Avaliação: os alunos serão avaliados através da participação online e através
da execução das atividades postados no grupo.
Carga Horária: 50 MINUTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI