Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 15 de julho de 2020

16/07/2020 - 1º ano - AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - Temática da Aula: Apreciação de história, prazer e criatividade. Objetos do Conhecimento: Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica, Formação do leitor literário, Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

PROFESSORA ALESSANDRA 















---------------------------------------------------------------------------


PROFESSORA TÂNIA 





  ATIVIDADE DE REGISTRO ( NO CADERNO)

·        SACRAMENTO, 16 DE JULHO DE 2020
·       LIVRO: O MENINO AZUL
·       AUTORA: CECÍLIA MEIRELES
·       EDITORA: GLOBAL
·       NÃO SE ESQUEÇA DE SALTAR  LINHA.
·       OBSERVAÇÃO: VOCÊ PODERÁ ILUSTRAR FIQUE A VONTADE!

Anexo de suporte para a atividade:

Etapa:  1 º Ano do Ensino Fundamental

Professora: TANIA REGINA LUCAS LEÃO MAIA
Data da Atividade: 16/07/2020



A poesia é o gênero textual que abriga, com excelência, toda a riqueza do imaginário humano e permite, mais do que qualquer outro discurso.


O MENINO AZUL

O MENINO QUER UM BURRINHO
PARA PASSEAR.
UM BURRINHO MANSO,
QUE NÃO CORRA NEM PULE,
MAS QUE SAIBA CONVERSAR.



O MENINO QUER UM BURRINHO
QUE SAIBA DIZER
O NOME DOS RIOS,
DAS MONTANHAS, DAS FLORES
_ DE TUDO O QUE APARECER.



O MENINO QUER UM BURRINHO
QUE SAIBA INVENTAR
HISTÓRIAS BONITAS
COM PESSOAS E BICHOS
E COM BARQUINHOS NO MAR.



E OS DOIS SAIRÃO PELO MUNDO
QUE É COMO UM JARDIM
APENAS MAIS LARGO
E TALVEZ MAIS COMPRIDO
E QUE NÃO TENHA FIM.



(QUEM SOUBER DE UM BURRINHO DESSES,
PODE ESCREVER
PARA A RUA DAS CASAS,
NÚMERO DAS PORTAS,
AO MENINO AZUL QUE NÃO SABE LER.


LEMBRETE:

ESTROFE É CADA CONJUNTO DE FRASES (VERSOS)

VERSOS É CADA FRASE DA POESIA





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa:  1 º Ano do Ensino Fundamental

Professora: TANIA REGINA LUCAS LEÃO MAIA

Data da Atividade: 16/07/2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa (Literatura)

Temática da Aula: Apreciação de história, prazer e criatividade.

Objetos do Conhecimento: Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica, Formação do leitor literário, Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Habilidades:
(EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida.
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
 (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
 (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Competências:
     • Criar condições para que o aluno entre em contato com o poema infantil, proporcionando experiências lúdicas.
     • Oportunizar ao aluno dar asas à imaginação, á criação e à sensibilidade.
     • Ampliar o seu repertório linguístico-discursivo.



Recursos Didáticos: celular, computador, internet,  livro para a contação de história, caderno, lápis de cor.

Desenvolvimento:

1º MOMENTO
Boas Vindas
Apresentar o livro “O MENINO AZUL “
Contar a história lendo o livro.

 2º MOMENTO – atividades de registro

Áudio explicativo da atividade.

PEDIR PARA ESCREVER NO CADERNO:

NOME DO LIVRO: O MENINO AZUL

NOME DA AUTORA: CECÍLIA MEIRELES

EDITORA :GLOBAL

Avaliação: os alunos serão avaliados através da participação online e através da execução das atividades postados no grupo.

Carga Horária: 50 MINUTOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI