PROFESSORA NATHANY
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Professora: Nathany Maria Cruvinel da Matta Silva
Data da Atividade: 13/07/20
Campos de
Experiência: “Traços,
Sons, Cores e Formas” - “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e
Transformações”. “Escuta, Fala,
Pensamento e Imaginação” - “O Eu, o Outro e o Nós” - “Corpo, Gestos e
Movimentos”.
Temática da Aula: Curto/Comprido
Campo de Experiência: Noções
de grandeza
Habilidades:
Desenvolver nas crianças noções de grandezas matemáticas
como “Curto e Comprido”. Além disso, possibilitar o desenvolvimento das
habilidades de observação, percepção visual e coordenação motora fina.
Habilidades:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de
desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som
(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções
sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do
uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias,
atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no
atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação
entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em
diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos
envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET05) Classificar
objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das
características de seu corpo e respeitar as características dos outros
(crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com
confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e
sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita
(escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando
registros de palavras e textos,
por meio de escrita espontânea.
Competências:
reconhecer a grandeza (curto e comprido), desenvolver a percepção visual e
auditiva, bem como a coordenação motora fina, fixar a escrita do nome próprio
(1º nome).
Recursos Didáticos:
Computador ou celular para assistir a
aula;
Internet;
Revista;
Tesoura e cola;
Folhas de papel;
Tampinhas de refrigerante.
Desenvolvimento:
- Inicio o vídeo aula cantando
a música “A história da serpente”, puxando um tecido para demonstrar o
comprimento da cobra.
- Apresento o campo de
experiência e o assunto da aula, Curto/Comprido. Mostro alguns exemplos no
cenário (Pipa, Trem de ferro), continuo demonstrando através de peças de
roupa, lápis e o nossos cabelos.
- Canto à música “Conversa
dos animais” para demonstrar como os sons também podem ser curtos ou
compridos.
Carga
Horária: 2h
- Atividade:
- Usando
tampinhas vamos fazer uma cobra comprida e outra curta.
- Procure em revistas uma gravura de uma pessoa que tem o
cabelo curto e outra que tem o cabelo comprido, recorte e cole emuma folha.
Escreva o seu nome quando terminar sua tarefa.
Avaliação:
Através de vídeos e
fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da
participação e interesse.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI