Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 12 de julho de 2020

13/07/2020 - 1º PERÍODO DA EDUCAÇAO INFANTIL - Temática da Aula: Curto/Comprido Campo de Experiência: Noções de grandeza


PROFESSORA NATHANY 





Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Professora: Nathany Maria Cruvinel da Matta Silva
Data da Atividade: 13/07/20
Campos de Experiência: “Traços, Sons, Cores e Formas” - “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” - “O Eu, o Outro e o Nós” - “Corpo, Gestos e Movimentos”.
Temática da Aula: Curto/Comprido
Campo de Experiência: Noções de grandeza
Habilidades: Desenvolver nas crianças noções de grandezas matemáticas como “Curto e Comprido”. Além disso, possibilitar o desenvolvimento das habilidades de observação, percepção visual e coordenação motora fina.

Habilidades:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
 (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

     (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e      textos, por meio de escrita espontânea.


Competências: reconhecer a grandeza (curto e comprido), desenvolver a percepção visual e auditiva, bem como a coordenação motora fina, fixar a escrita do nome próprio (1º nome).
Recursos Didáticos:
Computador ou celular para assistir a aula;
Internet;
Revista;
Tesoura e cola;
Folhas de papel;
Tampinhas de refrigerante.

Desenvolvimento:  
- Inicio o vídeo aula cantando a música “A história da serpente”, puxando um tecido para demonstrar o comprimento da cobra.
- Apresento o campo de experiência e o assunto da aula, Curto/Comprido. Mostro alguns exemplos no cenário (Pipa, Trem de ferro), continuo demonstrando através de peças de roupa, lápis e o nossos cabelos.
- Canto à música “Conversa dos animais” para demonstrar como os sons também podem ser curtos ou compridos.
Carga Horária: 2h

- Atividade:
- Usando tampinhas vamos fazer uma cobra comprida e outra curta.
- Procure em revistas uma gravura de uma pessoa que tem o cabelo curto e outra que tem o cabelo comprido, recorte e cole emuma folha. Escreva o seu nome quando terminar sua tarefa.


Avaliação:
Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI