Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

10/09/2020 - 4º ANO - LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO


Professora: Eliana dos Santos














































Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa:  4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Professora: Eliana dos Santos.
Data da atividade: 10/09/2020 (quinta feira)
Componente curricular: Língua Portuguesa
Temática da aula: Ensino Religioso (Literatura
Objeto de conhecimento:
  • Estimular e desenvolver o prazer pela leitura,
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação,
  •  Desenvolver a leitura a fim de que a criança compreenda a mensagem do texto
  •  Reconhecer, identificar e respeitar os sentimentos, valores e saberes de cada um.
  • Reconhecer e respeitar a diversidade de formas de vida.
  • Identificar, reconhecer e acolher as semelhanças e ou diferenças entre eu e o próximo.


Habilidades: 
(EF15LP01)  Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem se destina.
(EF35LP03)  Identificar a idéia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF04LP01 ) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
(EF15LP06 ) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP15 ) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo imaginário e apresentem uma dimensão lúdica de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF04ER01)  Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.

Competências:
  • Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,
  • Reconhecer diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber, utilizá-las.
  •  Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
  •  Leitura silenciosa de textos, como os que exigem tomadas de atitude, para realizar tarefas.
  •  Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
  •  Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura da paz.


Recursos didáticos:
  • Celular ou notebook;
  • Livro em PDF (Jabuti Sabido e Macaco Metido) encaminhado no grupo de WhatsApp da sala.
Desenvolvimento:
  • Apreciação da videoaula gravado pela professora.
  • Leitura do livro em PDF (Jabuti Sabido e Macaco Metido).
  • Desenvolver as atividades propostas no caderno.
Carga horária: 50 minutos.
Avaliação:
Contínua, através da correção das atividades enviadas no grupo, com a devolutiva somente com incentivos, com anotações no caderno de plano e enviando no particular de cada aluno, o que será  necessário ser corrigido.
 


======================

PROFESSORA ZILAMAR





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI