Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

terça-feira, 27 de outubro de 2020

28/10/2020 - 1º período da educação infantil - Temática da aula: Geometria, dobradura e coordenação motora

PROFESSORA ZANA - 

CLIQUE AQUI. 




Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 1º período da Educação Infantil

Data da Atividade:28/10/2020

CAMPO DE EXPERIÊNCIA - TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS), CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG), ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET), O EU, O OUTRO E O NÓS (EO), ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF);


Temática da aula: Geometria, dobradura e coordenação motora

         

          Objetos do Conhecimento:

 

ü  Expressão visual (visualizar vídeo)

ü  Desenvolvimento de atividades manuais seguindo orientações, recorte, dobradura  e colagem e movimento

 

Habilidades:

 

ü  (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

ü  (EI03TS04MG) Desenvolver a sensibilidade estética apreciando diferentes produções artísticas culturais.

ü  (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

ü  (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças;

ü   (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma sequência.

ü  (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança nas suas capacidades reconhecendo suas conquistas e limitações.

ü  (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea) de fotos, desenhos e outras formas de expressão;

 

 

Competências:

ü  Comparar objetos e figuras, como formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.

ü  Registrar o que observou ou mediu fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;

ü  Estimular a criatividade através de atividades manuais;

ü  Realizar a atividade com imaginação e criatividade;

ü  Desenvolver coordenação motora;

ü  Contar oralmente relacionando a contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;

ü  Identificar e nomear alguns algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.

ü  Brincar com a imaginação e criatividade;

ü  Registrar espontaneamente através de desenhos;

 

Recursos Didáticos:

 

ü  Computador, celular ou tablete para assistir as orientações e vídeos;

ü  Internet;

ü  Vídeo anexo;

ü  Folha em branco, papel colorido, tesoura, barbante e folha ou caderno de desenho para registro da atividade;

ü  Material disponível para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível;

 

Desenvolvimento:

 

1º - Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as crianças já estão familiarizadas com essa rotina;

 

2º - Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua professora.

 

3º - Recordar as vogais, trabalhando a identificação do traçado da letra, som e letra inicial das imagens apresentadas no vídeo;

 

4º -  Recordar a sequência numérica de 1 a 10, associando número e numeral, através de vídeo;

 

5º - Recordar a forma geométrica círculo, mostrando objetos na forma circular que servirão de moldes para recortar os círculos de diferentes tamanhos e quantidades;

 

 6º -  Realizar uma atividade de recorte usando o quadrado e o círculo, relacionando as cores e formas das figuras geométricas;

 

7º - Trabalhar a colagem, montando um ursinho de acordo com a disposição dos círculos de acordo com tamanho;

 

8º - Trabalhar com dobradura, orientando a montagem de borboletas;

 

9º - Fazer um registro das atividades trabalhando cor, forma, dobradura e colagem incentivando a criatividade e organização na realização da atividade;

 

10º - Trabalhar com movimento orientando as crianças movimentar as mãozinhas para a dona aranha subir no barbante em que ela foi encaixada;

 

Avaliação:

 

A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou habilidades apresentadas.

 

Carga horária : 4 horas

 

Professora : Rosane Maria de Alcântara

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI