Diário
Remoto de Registro de Atividades Escolares
Etapa: 1º período da Educação Infantil
Data da Atividade:28/10/2020
CAMPO DE EXPERIÊNCIA -
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS), CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG), ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET), O EU, O OUTRO E O NÓS (EO), ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E
IMAGINAÇÃO (EF);
Temática da aula: Geometria, dobradura e coordenação motora
Objetos do
Conhecimento:
ü Expressão
visual (visualizar vídeo)
ü Desenvolvimento
de atividades manuais seguindo orientações, recorte, dobradura e colagem e movimento
Habilidades:
ü (EI03TS02)
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
ü (EI03TS04MG)
Desenvolver a sensibilidade estética apreciando diferentes produções artísticas
culturais.
ü (EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
ü (EI03ET05) Classificar
objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças;
ü (EI03ET07) Relacionar números às
suas respectivas quantidades e identificar o antes e o depois e o entre em uma
sequência.
ü (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança nas
suas capacidades reconhecendo suas conquistas e limitações.
ü (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre
suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita ( escrita espontânea) de
fotos, desenhos e outras formas de expressão;
Competências:
ü Comparar objetos e figuras, como
formas, tipos de contorno, bidimensionalidade, tridimensionalidade, etc.
ü Registrar o que observou ou mediu
fazendo uso mais elaborado da linguagem do desenho, da matemática, da escrita
ainda que de forma não convencional ou utilizando recursos tecnológicos;
ü Estimular a criatividade através
de atividades manuais;
ü Realizar a atividade com
imaginação e criatividade;
ü Desenvolver coordenação motora;
ü Contar oralmente relacionando a
contagem com as práticas lúdicas em cantigas, parlendas, brincadeiras e jogos;
ü Identificar e nomear alguns
algarismos relacionando-os às respectivas quantidades.
ü Brincar com a imaginação e
criatividade;
ü Registrar espontaneamente através
de desenhos;
Recursos Didáticos:
ü Computador, celular ou
tablete para assistir as orientações e vídeos;
ü Internet;
ü Vídeo anexo;
ü Folha em branco, papel
colorido, tesoura, barbante e folha ou caderno de desenho para registro da
atividade;
ü Material disponível
para que a criança possa criar a partir de uma imagem e orientação disponível;
Desenvolvimento:
1º -
Iniciar as orientações tocando a música Tico tico no fubá, alertando para as
atividades que serão realizadas no dia, que tanto as famílias, quanto as
crianças já estão familiarizadas com essa rotina;
2º -
Fazer a apresentação no grupo para que os pais e crianças identifiquem quem
estará orientando a aula do dia, aproveitando para esclarecer que as fotos ou
vídeos deverão ser enviados para acompanhamento apenas no grupo de sua
professora.
3º -
Recordar as vogais, trabalhando a identificação do traçado da letra, som e
letra inicial das imagens apresentadas no vídeo;
4º
- Recordar a sequência numérica de 1 a
10, associando número e numeral, através de vídeo;
5º -
Recordar a forma geométrica círculo, mostrando objetos na forma circular que
servirão de moldes para recortar os círculos de diferentes tamanhos e
quantidades;
6º -
Realizar uma atividade de recorte usando o quadrado e o círculo,
relacionando as cores e formas das figuras geométricas;
7º -
Trabalhar a colagem, montando um ursinho de acordo com a disposição dos
círculos de acordo com tamanho;
8º -
Trabalhar com dobradura, orientando a montagem de borboletas;
9º -
Fazer um registro das atividades trabalhando cor, forma, dobradura e colagem
incentivando a criatividade e organização na realização da atividade;
10º
- Trabalhar com movimento orientando as crianças movimentar as mãozinhas para a
dona aranha subir no barbante em que ela foi encaixada;
Avaliação:
A
avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos
enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim
possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou
habilidades apresentadas.
Carga horária : 4 horas
Professora :
Rosane Maria de Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI