PROFESSORA ROSELI
Professoras:
Roseli Silva Barbosa e Julia Sisconeto.
Ano de Escolaridade: 3° ano do Ensino Fundamental.
Data:
26/10/2020.
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
1-
Leia o texto
e responda ás questões abaixo:
A FESTA NO CÉU
Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que
haveria uma festa no Céu.
Porém, só foram convidados os animais que voam.
As aves ficaram animadíssimas com a notícia, começaram a
falar da festa por todos os cantos da floresta. Aproveitaram para provocar
inveja nos outros animais, que não podiam voar.
Os animais que ouviam o sapo contar vantagem, que também
havia sido convidado para a festa no céu, riam dele.
Imaginem o sapo, pesadão, não aguentava nem correr, que diria
voar até a tal festa!
Durante muitos dias, o pobre sapinho, virou motivo de gozação
de toda a floresta.
Tira essa ideia da cabeça, amigo sapo. _ dizia o esquilo,
descendo da árvore. _ Bichos como nós, que não voam, não têm chances de
aparecer na Festa no Céu.
_ Eu vou sim. _ dizia o sapo quase noite, o sapo esperançoso.
_ Ainda não sei como, mas irei. Não é justo fazerem uma festa dessas e
excluírem a maioria dos animais.
Depois de muito pensar, o sapo formulou um plano.
Horas antes da festa, procurou o urubu. Conversaram muito, e
se divertiram com as piadas que o sapo contava.
Já quase noite, o sapo se despediu do amigo:
_ Bom, meu caro urubu, vou indo para o meu descanso, afinal,
mais tarde preciso estar bem disposto e animado para curtir a festa.
_ Você vai mesmo, amigo sapo? _ perguntou o urubu, meio
desconfiado.
_ Claro, não perderia essa festa por nada. _ disse o sapo já
em retirada. _ Até amanhã!
Porém, em vez de sair, o sapo deu uma volta, pulou a janela
da casa do urubu e vendo a viola dele em cima da cama resolveu esconder-se
dentro dela.
Chegada a hora da festa, o urubu pegou sua viola, amarrou-a
em seu pescoço e voou em direção ao céu.
Ao chegar ao céu, o urubu deixou sua viola num canto e foi
procurar as outras aves. O sapo aproveitou para espiar e, vendo que estava
sozinho deu um pulo e saltou da viola, todo contente.
As aves ficaram muito surpresas ao verem o sapo dançando e
pulando no céu. Todos queriam saber como ele havia chegado lá, mas o sapo
esquivando-se mudava de conversa e ia se divertir.
O sol já estava surgindo, quando a festa acabou e os
convidados foram voando, cada um para o seu destino.
O urubu pegou sua viola e voou em direção a floresta.
Voava tranquilo, quando no meio do caminho sentiu algo mexer
dentro da viola. Espiou dentro do instrumento e avistou o sapo dormindo, todo
encolhido, parecia uma bola.
_ Ah! Que sapo folgado! Foi assim que você foi à festa no
Céu? Sem pedir, sem avisar e ainda me fez de bobo!
E lá do alto, ele virou sua viola até que o sapo despencou
direto no chão.
A queda foi impressionante. O sapo caiu em cima das pedras do
leito de um rio, e mais impressionante ainda foi que ele não morreu.
Nossa Senhora, viu o que aconteceu e salvou o bichinho.
Mas nas suas costas ficou a marca da queda: uma porção de
remendos. É por isso que os sapos
possuem uns desenhos estranhos nas costas, é uma homenagem de Deus a este
sapinho atrevido, mas de bom coração.
(Christiane Angelotti adaptação do conto de Luís
da Câmara Cascudo)
2-
Que tipo de
texto é esse?
A- ( )
Conto. B- ( ) Tirinha. C- ( ) Poesia.
3-
Quem é o
autor do texto? ____________________________________________________
4-
Quais são os
personagens principais da história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
Onde ia
acontecer uma festa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-
Por que os
bichos sem asas estavam ‘’jururus de fazer dó”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-
O sapo
conseguiu ir á festa. Como ele conseguiu chegar lá?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-
Na volta, o
que fez o urubu ao descobrir onde estava o sapo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-
O que
aconteceu com o sapo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Que outro final você daria para a história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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11- O conto ‘ A Festa no Céu” narra:
A-
( ) um ensinamento religioso
B-
( ) a luta do bem contra o mal
C-
( ) a explicação sobre a origem de uma
característica de um animal
D-
( ) um malandro enganando um poderoso
12- Assinalar com X
a classificação da palavra abaixo, quanto ao número de sílabas:
A- A palavra sapo
é:
( ) monossílaba ( ) dissílaba (
) trissílaba ( ) polissílaba
Brejo: ________________________________
Inveja: ________________________________
Remendo: _____________________________
Atrevido: _______________________________
DIÁRIO
DE ATIVIDADES ESCOLARES REMOTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Etapa:
3°
ano do Ensino Fundamental.
Professoras:
Roseli
Silva Barbosa.
Data:
26/10/2020 Semana 25
Componente
curricular: Língua Portuguesa.
Temática da
aula: Interpretação de textos de gêneros variados. A
Festa no Céu.
Objetos de
conhecimento: Estrutura do
texto-Oralidade e Leitura e Interpretação oral e escrita.
Habilidades:
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
global.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de
palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares
fonema-grafema.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em
monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final,
ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto),
dois-pontos e travessão.
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas
funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de
sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades
linguísticas no discurso direto.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que
apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura
narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do
discurso indireto e discurso direto.
Competências:
Trabalhar a estrutura do texto, trabalhar a
expressividade, entonação e o levantamento de hipóteses.
Recursos
didáticos: Vídeoaula,
notebook, internet, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, régua e folha
xerocada.
Desenvolvimento:
Apreciação da vídeoaula, e vídeos retirados do
Youtube, leitura e interpretação oral e escrita do texto.
Carga
horária: 3h e 40 min.
Avaliação: Contínua, através das atividades realizadas pelo
(a) aluno (a) em casa e postadas no grupo de WhatsApp.
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas do Ens. Fundamental
Etapa: 3º ANO
Professora: LÚCIA SUAVINHA
Data
da atividade: 26/10/2020
Componente
Curricular: Arte
Temática
da aula: Processo de Criação
Objetos
de conhecimento: AUTORRETRATO
Habilidades:
(EF15AR050)
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e
colaborativo, explorando diferentes espaços.
(EF15AR01) Identificar e
apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas,
cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar repertório
imagético.
(EF15AR04) Experimentar
diferentes formas de expressão artística ( desenho, pintura, colagem,
quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia
etc....) fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e
técnicas convencionais e não convencionais.
(EF15AR03) Reconhecer e
analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes
visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e
nacionais.
Competência:
Explorar, conhecer, fruir e
analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu
entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e
de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, apara reconhecer a arte como
um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e
dialogar com as diversidades.
Recursos
didáticos: vídeo, caderno, lápis de escrever, lápis de cor,
canetinhas, régua, giz de cera.
Desenvolvimento: Assistir o vídeo e em seguida
fazer as atividades propostas.
Carga horária: 50 m
Avaliação: De acordo com as atividades realizadas
pelo (a) aluno (a) em casa e enviado através do grupo de whatsAp.
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