Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

25/10/2020 - 3º ANO - AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE

 PROFESSORA ROSELI

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.





Professoras: Roseli Silva Barbosa e Julia Sisconeto.

Ano de Escolaridade: 3° ano do Ensino Fundamental.      

Data: 26/10/2020.

Componente Curricular: Língua Portuguesa


1-     Leia o texto e responda ás questões abaixo:

A FESTA NO CÉU


Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no Céu.

Porém, só foram convidados os animais que voam.

As aves ficaram animadíssimas com a notícia, começaram a falar da festa por todos os cantos da floresta. Aproveitaram para provocar inveja nos outros animais, que não podiam voar.

Um sapo muito malandro, que vivia no brejo, lá no meio da floresta, ficou com uma vontade de participar do evento. Resolveu que iria de qualquer jeito, e saiu espalhando para todos, que também fora convidado.

Os animais que ouviam o sapo contar vantagem, que também havia sido convidado para a festa no céu, riam dele.

Imaginem o sapo, pesadão, não aguentava nem correr, que diria voar até a tal festa!

Durante muitos dias, o pobre sapinho, virou motivo de gozação de toda a floresta.

Tira essa ideia da cabeça, amigo sapo. _ dizia o esquilo, descendo da árvore. _ Bichos como nós, que não voam, não têm chances de aparecer na Festa no Céu.

_ Eu vou sim. _ dizia o sapo quase noite, o sapo esperançoso. _ Ainda não sei como, mas irei. Não é justo fazerem uma festa dessas e excluírem a maioria dos animais.

Depois de muito pensar, o sapo formulou um plano.

Horas antes da festa, procurou o urubu. Conversaram muito, e se divertiram com as piadas que o sapo contava.

Já quase noite, o sapo se despediu do amigo:

_ Bom, meu caro urubu, vou indo para o meu descanso, afinal, mais tarde preciso estar bem disposto e animado para curtir a festa.

_ Você vai mesmo, amigo sapo? _ perguntou o urubu, meio desconfiado.

_ Claro, não perderia essa festa por nada. _ disse o sapo já em retirada. _ Até amanhã!

Porém, em vez de sair, o sapo deu uma volta, pulou a janela da casa do urubu e vendo a viola dele em cima da cama resolveu esconder-se dentro dela.

Chegada a hora da festa, o urubu pegou sua viola, amarrou-a em seu pescoço e voou em direção ao céu.

Ao chegar ao céu, o urubu deixou sua viola num canto e foi procurar as outras aves. O sapo aproveitou para espiar e, vendo que estava sozinho deu um pulo e saltou da viola, todo contente.

As aves ficaram muito surpresas ao verem o sapo dançando e pulando no céu. Todos queriam saber como ele havia chegado lá, mas o sapo esquivando-se mudava de conversa e ia se divertir.

Estava quase amanhecendo, quando o sapo resolveu que era hora de preparar para a ‘’carona” com o urubu. Saiu sem que ninguém percebesse, e entrou na viola do urubu, que estava encostada num cantinho do salão.

O sol já estava surgindo, quando a festa acabou e os convidados foram voando, cada um para o seu destino.

O urubu pegou sua viola e voou em direção a floresta.

Voava tranquilo, quando no meio do caminho sentiu algo mexer dentro da viola. Espiou dentro do instrumento e avistou o sapo dormindo, todo encolhido, parecia uma bola.

_ Ah! Que sapo folgado! Foi assim que você foi à festa no Céu? Sem pedir, sem avisar e ainda me fez de bobo!

E lá do alto, ele virou sua viola até que o sapo despencou direto no chão.

A queda foi impressionante. O sapo caiu em cima das pedras do leito de um rio, e mais impressionante ainda foi que ele não morreu.

Nossa Senhora, viu o que aconteceu e salvou o bichinho.

Mas nas suas costas ficou a marca da queda: uma porção de remendos.  É por isso que os sapos possuem uns desenhos estranhos nas costas, é uma homenagem de Deus a este sapinho atrevido, mas de bom coração.

(Christiane Angelotti adaptação do conto de Luís da Câmara Cascudo)

2-     Que tipo de texto é esse?

A-    (   ) Conto.                   B- (   ) Tirinha.                        C- (   ) Poesia.

3-     Quem é o autor do texto? ____________________________________________________

4-     Quais são os personagens principais da história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-     Onde ia acontecer uma festa?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-     Por que os bichos sem asas estavam ‘’jururus de fazer dó”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-     O sapo conseguiu ir á festa. Como ele conseguiu chegar lá?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-     Na volta, o que fez o urubu ao descobrir onde estava o sapo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9-     O que aconteceu com o sapo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Que outro final você daria para a história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11- O conto ‘ A Festa no Céu” narra:

A- (   ) um ensinamento religioso

B- (   ) a luta do bem contra o mal

C- (   ) a explicação sobre a origem de uma característica de um animal

D- (   ) um malandro enganando um poderoso

12- Assinalar com X a classificação da palavra abaixo, quanto ao número de sílabas:

A-    A palavra sapo é:

(    ) monossílaba              (    ) dissílaba          (   ) trissílaba                 (   ) polissílaba

13-
Pesquise o sinônimo das seguintes palavras:

Brejo: ________________________________  

Inveja: ________________________________

Remendo: _____________________________

Atrevido: _______________________________


DIÁRIO DE ATIVIDADES ESCOLARES REMOTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Etapa: 3° ano do Ensino Fundamental.

Professoras: Roseli Silva Barbosa.

Data: 26/10/2020                                                  Semana 25

Componente curricular: Língua Portuguesa.

Temática da aula: Interpretação de textos de gêneros variados. A Festa no Céu.

Objetos de conhecimento: Estrutura do texto-Oralidade e Leitura e Interpretação oral e escrita.

Habilidades:

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Competências: Trabalhar a estrutura do texto, trabalhar a expressividade, entonação e o levantamento de hipóteses.

Recursos didáticos: Vídeoaula, notebook, internet, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, régua e folha xerocada.

Desenvolvimento: Apreciação da vídeoaula, e vídeos retirados do Youtube, leitura e interpretação oral e escrita do texto.

Carga horária: 3h e 40 min.

Avaliação: Contínua, através das atividades realizadas pelo (a) aluno (a) em casa e postadas no grupo de WhatsApp.


VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ens. Fundamental

 

Etapa: 3º ANO 

Professora: LÚCIA SUAVINHA

Data da atividade: 26/10/2020

Componente Curricular: Arte

Temática da aula: Processo de Criação

Objetos de conhecimento: AUTORRETRATO

Habilidades:

(EF15AR050) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços.

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar repertório imagético.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística ( desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc....) fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Competência:

Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos   tempos e espaços, apara reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

Recursos didáticos: vídeo, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas, régua, giz de cera.

Desenvolvimento:  Assistir o vídeo e em seguida fazer as atividades propostas.

Carga horária: 50 m

Avaliação: De acordo com as atividades realizadas pelo (a) aluno (a) em casa e enviado através do grupo de whatsAp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI