Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

25/10/2020 - 4º ANO - AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE




 CLIQUE AQUI.




Professora: Roselaine Silva Idualte                       

 Ano de escolaridade: 4º ano   

Componente Curricular: Língua Portuguesa.                             Data: 26/10/2020.

Querido(a) aluno(a) agora é sua vez!

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:

Desperdício

 

Alô, alô garotada

Prestem muita atenção!

Para evitar o desperdício

Vou ensinar uma lição!

Mas antes

vou falar um pouco

da nossa situação.

 

Cerca de 13 milhões de pessoas,

que vivem em nossa nação

passam fome e muita sede

e sofrem de desnutrição.

 

Que curioso vejam vocês

que 30% da produção agrícola

no nosso país cultivada

é toda desperdiçada.

 

E lhes digo com tristeza e muito sofrimento

que esse fato deixa o Brasil

entre os dez países

que mais desperdiçam alimento.

 

Por isso comece em casa

e aprenda uma lição

aproveite por completo

a comida que no prato colocar

o suco que for beber

e a água que for tomar

E a comida que sobrou de ontem

para a panela deve voltar

fala para a mamãe e o papai

tudo reaproveitar

 

Agindo corretamente

com consciência e dedicação

vamos ajudar a diminuir

a fome da nossa nação.

Por  Rosiane Fernandes Silva

 

1.Qual é o gênero textual acima?

__________________________________________________________________________

2.Quantas estrofes há no texto?

__________________________________________________________________________

3.Quantos versos? ______________________________________________________________

4.Tem rimas no texto? Transcreva dois pares de rimas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Procure no dicionário o significado da palavra desperdício.

__________________________________________________________________________

Marque com x a resposta correta.

6. Qual é o assunto abordado no texto?

a) (     ) O preço dos alimentos.              b) (     ) O desperdício de alimentos.

c) (     ) Uma lista de compras.               d) (     ) Uma alimentação saudável.

 

7.De acordo com o texto, qual é a colocação do nosso país no “ranking” dos países que desperdiçam alimentos?

a) (     ) Entre os 10 últimos colocados.             b) (     ) Entre os 10 primeiros colocados.

c) (     ) Em décimo lugar.                                  d) (     ) Depois dos 10 primeiros colocados.

 

8.De acordo com o texto, 3 milhões de brasileiros passam fome, sede e sofrem de desnutrição. Responda como o problema da fome poderia ser resolvido em nosso país?

__________________________________________________________________________

9.Muitos dizem que apenas uma pessoa não pode resolver os problemas do mundo, porém não podemos pensar dessa forma, porque a mudança deve começar dentro da nossa casa. Quais lições você aprendeu após a leitura das três últimas estrofes do texto? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10.Na sua casa não há desperdício de alimentos ou alguém sempre deixa um pouco de comida no prato após as refeições?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Agora escreva o plural dos substantivos:

Trocando al por ais

Trocando ol por ois

O real

Os reais

O lençol

Os lençóis

O animal

 

O farol

 

O jornal

 

O girassol

 

O sinal

 

O anzol

 

Trocando il por is

Trocando il por eis

O barril

Os barris

O réptil

Os repteis

O funil

 

O fóssil

 

O fuzil

 

O míssil

 

O canil

 

O projétil

 



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ens. Fundamental

Etapa: 4º ano do Ensino Fundamental.

Professora: Roselaine Silva Idualte

Data da atividade: 26/10/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa.

Temática da aula: Leitura e interpretação de texto, singular e plural.

Objetos de conhecimento: Formação de leitor, compreensão e escrita

Habilidades:

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

( EF05LP04)  Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e reconhecer , na leitura  de textos o efeito de sentido que decorrem do uso de reticências, aspas, parênteses.

( EF15LP13) Identificar finalidades  da interação oral em diferentes contextos comunicativos( solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc )

( EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

( EF04LP07)  Identificar em textos e usar a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

 

Competência:

Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.

Recursos didáticos:

 Videoaula, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas,régua, giz de cera.

Desenvolvimento:

Assistir o videoaula e realizar as atividades propostas.

Carga horária:3 horas e 40 minutos

Avaliação:

De acordo com as atividades realizadas pelo (a) aluno (a) em casa e enviadas através do grupo de WhatsApp.



 PROFESSORA ROSELAINE - 

CLIQUE AQUI.


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ens. Fundamental

Etapa: 4º ano do Ensino Fundamental.

Professora: Roselaine Silva Idualte

Data da atividade: 26/10/2020

Componente curricular: Língua Portuguesa.

Temática da aula: Leitura e interpretação de texto, singular e plural.

Objetos de conhecimento: Formação de leitor, compreensão e escrita

Habilidades:

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

( EF05LP04)  Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e reconhecer , na leitura  de textos o efeito de sentido que decorrem do uso de reticências, aspas, parênteses.

( EF15LP13) Identificar finalidades  da interação oral em diferentes contextos comunicativos( solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc )

( EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

( EF04LP07)  Identificar em textos e usar a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.

 

Competência:

Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.

Recursos didáticos:

 Videoaula, caderno, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas, régua, giz de cera.

Desenvolvimento:

Assistir o videoaula e realizar as atividades propostas.

Carga horária:3 horas e 40 minutos


Avaliação:

De acordo com as atividades realizadas pelo (a) aluno (a) em casa e enviadas através do grupo de WhatsApp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI