Professora: Roselaine Silva
Idualte Ano de escolaridade: 4º ano Componente Curricular:
Língua
Portuguesa. Data: 26/10/2020. |
Querido(a) aluno(a) agora é sua vez!
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:
Desperdício
Alô, alô
garotada
Prestem muita
atenção!
Para
evitar o desperdício
Vou
ensinar uma lição!
Mas antes
vou falar
um pouco
da nossa
situação.
Cerca de
13 milhões de pessoas,
que vivem
em nossa nação
passam
fome e muita sede
e sofrem
de desnutrição.
Que
curioso vejam vocês
que 30% da
produção agrícola
no nosso
país cultivada
é toda
desperdiçada.
E lhes
digo com tristeza e muito sofrimento
que esse
fato deixa o Brasil
entre os
dez países
que mais
desperdiçam alimento.
Por isso
comece em casa
e aprenda
uma lição
aproveite
por completo
a comida
que no prato colocar
o suco
que for beber
e a água
que for tomar
E a
comida que sobrou de ontem
para a
panela deve voltar
fala para
a mamãe e o papai
tudo
reaproveitar
Agindo
corretamente
com
consciência e dedicação
vamos
ajudar a diminuir
a fome da nossa nação.
Por Rosiane Fernandes Silva
1.Qual é o gênero
textual acima?
__________________________________________________________________________
2.Quantas estrofes há
no texto?
__________________________________________________________________________
3.Quantos versos?
______________________________________________________________
4.Tem rimas no texto?
Transcreva dois pares de rimas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Procure no
dicionário o significado da palavra desperdício.
__________________________________________________________________________
Marque com x a resposta
correta.
6. Qual é o assunto
abordado no texto?
a) ( ) O preço dos alimentos. b) ( ) O desperdício de alimentos.
c) ( ) Uma lista de compras. d) ( )
Uma alimentação saudável.
7.De acordo com o
texto, qual é a colocação do nosso país no “ranking” dos países que desperdiçam
alimentos?
a) ( ) Entre os 10 últimos colocados. b) ( ) Entre os 10 primeiros colocados.
c) ( ) Em décimo lugar. d) ( ) Depois dos 10 primeiros colocados.
8.De acordo com o
texto, 3 milhões de brasileiros passam fome, sede e sofrem de desnutrição.
Responda como o problema da fome poderia ser resolvido em nosso país?
__________________________________________________________________________
9.Muitos dizem que
apenas uma pessoa não pode resolver os problemas do mundo, porém não podemos
pensar dessa forma, porque a mudança deve começar dentro da nossa casa. Quais
lições você aprendeu após a leitura das três últimas estrofes do texto?
Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.Na sua casa não há
desperdício de alimentos ou alguém sempre deixa um pouco de comida no prato
após as refeições?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Agora escreva o plural dos substantivos:
Trocando al por ais |
Trocando ol por ois |
||
O
real |
Os
reais |
O
lençol |
Os
lençóis |
O
animal |
|
O
farol |
|
O
jornal |
|
O
girassol |
|
O
sinal |
|
O
anzol |
|
Trocando il por is |
Trocando il por eis |
||
O
barril |
Os
barris |
O
réptil |
Os
repteis |
O
funil |
|
O
fóssil |
|
O
fuzil |
|
O
míssil |
|
O
canil |
|
O
projétil |
|
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ens. Fundamental
Etapa:
4º
ano do Ensino Fundamental.
Professora:
Roselaine Silva Idualte
Data
da atividade: 26/10/2020
Componente
curricular: Língua Portuguesa.
Temática
da aula: Leitura e interpretação de texto, singular e plural.
Objetos
de conhecimento: Formação de leitor, compreensão e escrita
Habilidades:
(EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(
EF05LP04) Diferenciar, na
leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e reconhecer , na
leitura de textos o efeito de sentido
que decorrem do uso de reticências, aspas, parênteses.
(
EF15LP13) Identificar finalidades
da interação oral em diferentes contextos comunicativos( solicitar
informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc )
(
EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando
compreensão global.
(
EF04LP07) Identificar em
textos e usar a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.
Competência:
Compreender o fenômeno da variação linguística,
demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando
preconceitos linguísticos.
Recursos
didáticos:
Videoaula, caderno,
lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas,régua, giz de cera.
Desenvolvimento:
Assistir o videoaula e realizar as atividades propostas.
Carga horária:3 horas e 40 minutos
Avaliação:
De acordo com as atividades realizadas pelo (a) aluno (a) em casa e enviadas através do grupo de WhatsApp.
Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ens. Fundamental
Etapa:
4º
ano do Ensino Fundamental.
Professora:
Roselaine Silva Idualte
Data
da atividade: 26/10/2020
Componente
curricular: Língua Portuguesa.
Temática
da aula: Leitura e interpretação de texto, singular e plural.
Objetos
de conhecimento: Formação de leitor, compreensão e escrita
Habilidades:
(EF35LP01) Ler e
compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e
fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(
EF05LP04) Diferenciar, na
leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e reconhecer , na
leitura de textos o efeito de sentido
que decorrem do uso de reticências, aspas, parênteses.
(
EF15LP13) Identificar finalidades
da interação oral em diferentes contextos comunicativos( solicitar
informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc )
(
EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando
compreensão global.
(
EF04LP07) Identificar em
textos e usar a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.
Competência:
Compreender o fenômeno da variação linguística,
demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando
preconceitos linguísticos.
Recursos
didáticos:
Videoaula, caderno,
lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas, régua, giz de cera.
Desenvolvimento:
Assistir o videoaula e realizar as atividades propostas.
Carga horária:3 horas e 40 minutos
Avaliação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI