PROFESSORA NILZA
PROFESSORA RITA
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 4º
ano I do Ensino Fundamental.
Data
da Atividade: 03/08/2020
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Compreensão
em Leitura, Poema, Sílabas tônicas, Singular e Plural.
Objeto do Conhecimento: Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético/
Morfossintaxe/ Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético e da
ortografia
Habilidades: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai
ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas.
(EF35LP05) Inferir o
sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto
da frase ou do texto.
(EF35LP12) Recorrer ao
dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no
caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto,
determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de
variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
(EF03LP06) Identificar a
sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas.
(EF04LP15) Distinguir fatos
de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e
ponto de exclamação.
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a
concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo
nominal).
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e
verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a
distribuição e a diagramação das letras do texto na página.
Competências: Desenvolver
a compreensão em leitura (localização de informações), trabalhar a análise linguística/semiótica (Ortografização).
Desenvolvimento: Para
desenvolver as atividades os alunos farão a leitura do texto e assim
desenvolverão as atividades pedidas, em seguida Assistirão a dois vídeos
no youtube https://youtu.be/I08E7gW1EWA e https://youtu.be/AaOLznl8cN4
para maior esclarecimento da aula.
Carga Horária: 3 horas
Avaliação: A avaliação será feita
através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.
Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI