Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

domingo, 2 de agosto de 2020

03/08/2020 - 4º ano - ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA NILZA 








PROFESSORA RITA









Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

Etapa: 4º ano I do Ensino Fundamental.
Data da Atividade: 03/08/2020
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Temática da Aula: Compreensão em Leitura, Poema, Sílabas tônicas, Singular e Plural.

Objeto do Conhecimento: Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético/ Morfossintaxe/ Estratégia de leitura/ Construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidades: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
 (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
 (EF03LP06) Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
 (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.


Competências: Desenvolver a compreensão em leitura (localização de informações), trabalhar a análise linguística/semiótica (Ortografização).

Desenvolvimento: Para desenvolver as atividades os alunos farão a leitura do texto e assim desenvolverão as atividades pedidas, em seguida Assistirão a dois vídeos no youtube https://youtu.be/I08E7gW1EWA  e https://youtu.be/AaOLznl8cN4 para maior esclarecimento da aula.

Carga Horária: 3 horas

Avaliação: A avaliação será feita através da participação dos alunos e das postagens das atividades concluídas.

Professora: Rita de Cássia Mendes Silva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI