Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quinta-feira, 7 de maio de 2020

08/05/2020 - 1º PERÍODO - EDUCAÇÃO INFANTIL TS e MÚSICA




EDUCAÇÃO INFANTIL -  PROFESSORA LUCIENE



Senhores pais,
                      
Vocês poderão pedir aos filhos, para rasgarem  retinhas utilizando as mãozinhas e colar no caderno. Ou desenhar várias retas de várias cores e tamanhos.
Tia Fátima



Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

ETAPA: 1º Período da Educação Infantil
Professora: Luciene de Fátima Araújo
Data da Atividade: 09/05/2020

Componente Curricular: Traços ,Sons, Cores e Formas.

Temática da Aula:  observar e relembrar algumas formas geométricas e traços.

Objeto do Conhecimento: Reconhecer traços e formas no ambiente que está inserido e no corpo. Aprimorar a habilidade motora através do canto e ritmo musical.

Habilidade:  Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente (EI01TS01); ( EIO2TSO1)Criar sons com materiais objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
( EIO2TS03) Expressar-se  por meio de linguagens como a do desenho , da música , do movimento corporal, do teatro.
( EIO2TSO4) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções , músicas e melodias.
Competência: Identificar alguns traços e formas. Trabalhar a habilidade motora através do ritmo e movimento corporal através da música.

Recursos Didáticos: Material que o educando tenha em seu lar (objetos em forma geométrica e traços).
Música: A ram sam sam, será enviada junto com a vídeo aula.
Vídeo aula da professora regente.

Desenvolvimento: A aula se dá por meio de vídeo onde será passado a vinheta com desenho de algumas retas e curvas ao fundo. Em seguida a professora fará sua apresentação. Em seguida dará início a aula através da observação de objetos que apresente algumas formas geométricas e traços. Em sequência explicará a atividade a ser realizada.
Ao final irá apresentar a música: A RAM SAM SAM com movimento rítmicos com recursos de colheres.     

Carga HORÁRIA: 4 horas.

Avaliação: A avaliação do trabalho será feita através do acompanhamento de fotos e vídeos enviados pelos pais, observando se os objetivos estão sendo alcançados e assim possamos reprogramar outras atividades de acordo com as dificuldades ou habilidades apresentadas.



TIA MARIINHA - Aula: Música






 


Diário Remoto de Registro de Atividades Escolares

Etapa: 1º Período da Educação Infantil/1º Ano do Ensino Fundamental
Data da Atividade: 08/05/2020
Componente Curricular: campos de experiência: traços, sons, cores e formas.
Temática da Aula: Música.
Objeto do Conhecimento: Ritmo e som.

- Utilizar sons produzidos por materiais objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
- Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
- Fazer os gestos adequados ao animal e que estiver em evidência.
- Cantar coordenando o movimento de mãos e as rimas (jacaré/pé, tubarão/mão, baleia/ orelha, coelho/ joelho, jacaré/ chulé).
- Lembrar algumas atitudes que se bem assimiladas, contribuirão para a preservação da saúde de crianças e adultos na luta contra a covid-19 e outros vírus e bactérias nocivos à nossa saúde.
Desenvolvimento
- Cantar a música conhecida do sapo não lava o pé modificada para incentivar a higienização principalmente das mãos na prevenção do corona vírus.
Recurso Didático: - Violão, celular, livro, vídeo, cantigas folclóricas e música infantil.
Desenvolvimento: - Convidamos as crianças e sua família para aquecer através de uma brincadeira com as mãos.

Foi mostrado os gestos e a sequência dos animais  para facilitar na execução da brincadeira. Foi destacado que quando estamos em aula presencial são usados outros exercícios para aquecimento vocal e respiratório.
Após o aquecimento foi feito um pequeno dialogo destacando a importância de manter as mãos sempre limpas. Evitando tocar o rosto; não abraçar, não beijar, nem tocar em superfícies ou espaços comuns. Por fim , após breve comentário alusivo à música. O sapo não lava o pé foi mostrada nova versão para a melodia conhecida das crianças. Ficou assim:
Carga Horária:
Avaliação:

Professor(a): Maria de Oliveira Alves






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI