Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

24/11/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Temática da aula: Poesia ‘’ As borboletas” Vinícius de Moraes.

 PROFESSORA CENIR

VIDEOAULA - CLIQUE AQUI.



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil

 

Etapa: 2º período da Educação Infantil.

Professora: Cenir Maria Garcia Borges.

Data da atividade: 24/11/2020.

Campos de experiências: Eu, o outro e o nós (EO); Traços, sons, cores e formas (TS); Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (ET).

Temática da aula:  Poesia ‘’ As borboletas”  Vinícius de Moraes.

Objetos de conhecimento:

Identificar a leitura como fonte de prazer;

Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos que estruturam (efeitos sonoros e rimas).

 

Habilidades:

 

(EI03EO02) Agir de maneira independente com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações;

(EI03TS02) Expressar- se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;

(EI03EF02) Inventar brincadeiras, cantar, poemas e canções, criando rimas, alterações e ritmos;

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades.

 

Competências:

*Desenvolver a linguagem e expressão oral;

*Participar de atividade que se relacionam ao universo poético e as infinitas possibilidade do vocabulário e texto.

 

Recursos didáticos:

Videoaula, música, aparelho de som, vários riscantes, vídeo ‘’ poesia’’ e imagem do poeta Vinícius de Moraes.

 

 

 

Desenvolvimento:

1º Momento: Iniciar com a videoaula, cumprimentar os alunos com música;

2º Momento: Conversa informal sobre a importância cumprimentar as pessoas, dar um sorriso, agradecer, sendo sempre uma criança gentil, respeitosa e educada;

3º Momento: Apresentar vídeo sobre a rotina diária: alfabeto e numerais;

4º Momento: Instigá-los a apreciar a história cantada: “Borboletinha”;

5º Momento: Breve comentário sobre a biografia de Vinícius de Moraes;

6º Momento: Vídeo da poesia: As borboletas de Vinicius de Moraes;

7º Momento: Explorar a oralidade sobre a poesia.

 

Atividades:

01- Com ajuda de adulto, escreva o cabeçalho:

 SACRAMENTO, 24 DE NOVEMBRO DE 2020.

02- Escrever: BORBOLETAS;

03- Coloque os números de 10 à 7 na ordem decrescente (do maior para o menor);

04- Colorir o quadrinho que representa a quantidade total de letras da palavra;

05-   Circular as letras repetidas;

06-  Ilustrar a poesia e colorir bem bonito as suas borboletas!

07-  Escrever seu nome completo.


Carga horária total:4 horas


Avaliação:

O (A) aluno (a) será avaliado (a) de acordo com a realização das atividades propostas, postadas no grupo do WhatsApp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI