PROFESSORA CENIR
Diário de Registro de
Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapa:
2º
período da Educação Infantil.
Professora:
Cenir
Maria Garcia Borges.
Data
da atividade: 24/11/2020.
Campos
de experiências: Eu, o outro e o nós (EO); Traços, sons, cores e
formas (TS); Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Espaços, tempos,
quantidades, relações e transformações (ET).
Temática
da aula: Poesia
‘’ As borboletas” Vinícius de Moraes.
Objetos
de conhecimento:
Identificar a leitura como
fonte de prazer;
Aprofundar o contato com a poesia por meio dos elementos
que estruturam (efeitos sonoros e rimas).
Habilidades:
(EI03EO02) Agir
de maneira independente com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas
conquistas e limitações;
(EI03TS02)
Expressar-
se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura,
criando produções bidimensionais e tridimensionais;
(EI03EF02)
Inventar
brincadeiras, cantar, poemas e canções, criando rimas, alterações e ritmos;
(EI03ET07)
Relacionar
números às suas respectivas quantidades.
Competências:
*Desenvolver
a linguagem e expressão oral;
*Participar de atividade que se relacionam ao universo
poético e as infinitas possibilidade do vocabulário e texto.
Recursos
didáticos:
Videoaula, música, aparelho de som, vários riscantes, vídeo
‘’ poesia’’ e imagem do poeta Vinícius de Moraes.
Desenvolvimento:
1º
Momento: Iniciar com a videoaula, cumprimentar os alunos com
música;
2º
Momento: Conversa informal sobre a importância cumprimentar as
pessoas, dar um sorriso, agradecer, sendo sempre uma criança gentil, respeitosa
e educada;
3º
Momento: Apresentar vídeo sobre a rotina diária: alfabeto e numerais;
4º
Momento: Instigá-los a apreciar a história cantada: “Borboletinha”;
5º
Momento: Breve comentário sobre a biografia de Vinícius de Moraes;
6º
Momento: Vídeo da poesia: As borboletas de Vinicius de Moraes;
7º Momento: Explorar
a oralidade sobre a poesia.
Atividades:
01- Com
ajuda de adulto, escreva o cabeçalho:
SACRAMENTO,
24 DE NOVEMBRO DE 2020.
02- Escrever:
BORBOLETAS;
03- Coloque
os números de 10 à 7 na ordem decrescente (do maior para o menor);
04- Colorir
o quadrinho que representa a quantidade total de letras da palavra;
05- Circular as letras repetidas;
06- Ilustrar a poesia e colorir bem bonito as suas
borboletas!
07- Escrever seu nome completo.
Carga horária
total:4 horas
Avaliação:
O (A) aluno (a) será avaliado (a) de acordo com a realização das
atividades propostas, postadas no grupo do WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI