PROFESSORA VANESSA
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º
Período da Educação Infantil
Professora: Vanessa Cristina Carvalho
Data
da Atividade: 23/10/2020
Campo
de experiência: “Corpo, Gestos e Movimentos” CG
Temáticas
da Aula: Coordenação motora fina e força.
Objetos
do Conhecimento: O
corpo e movimentos.
Habilidades:
E103CG05 Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado
a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03CG03 Criar
movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades
artísticas como dança, teatro e música.
Competências: Desenvolver
a coordenação motora fina, força, concentração e noção de espaço.
Recursos
Didáticos: Videoaula, duas vasilhas, uma esponja e uma
garrafa pet.
Desenvolvimento: Apreciação
do vídeo gravado pela professora. Atividades a serem desenvolvidas:
1ª Atividade – “Transferência de água com
esponja” – Utilizando duas vasilhas uma com água e a outra vazia, a criança
deverá transferir a água de um recipiente para outro utilizando uma esponja,
mergulhar a mesma na água e apertá-la para passar a outra vasilha todo o
líquido.
2ª
Atividade – “Encher a garrafa pet com água ” – Utilizando uma vasilha com água e uma garrafa
pet vazia, a criança deverá encher a garrafa pet de água até na marca
estabelecida usando a esponja.
Carga Horária: 60 Minutos
Avaliação: A avaliação será continua através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapa: 1º e 2º períodos da
Educação Infantil. Professora: Maria
de Oliveira Alves. Data da atividade: 23/10/2020. Campos de experiências: Escuta,
fala, pensamento e imaginação (EF); Traços, sons,cores e formas (TS). Temática da aula: Brincadeiras
e músicas. Objetos
de conhecimento: Ritmo e canto
Habilidades: (El03TS01)
Utilizar sons
produzidos por materiais, objetos e
instrumentos musicais, brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais
de acordo com as datas comemorativas. (El03TS01)
Reconhecer as
qualidades do som ( intensidade, duração, altura e timbre) utilizando-os em
suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. Competências: Resgatar
momentos de uma infância através das
brincadeiras; Proporcionar
prazer e alegria às crianças através de informação acerca da infância de seus
pais que brincaram com músicas, que apesar do tempo, ainda fazem parte da infância atual. Instigar
as crianças e adultos a experimentarem jogos de mãos; Dar
oportunidades aos responsáveis pelas crianças de compartilhar no grupo suas
memórias de sua infância, como brincadeiras e jogos através de audios ou
vídeos. Recursos didáticos: Videoaula,
violão, painel, vídeo do YouTube. Desenvolvimento: 1º MOMENTO: Iniciar
com a videoaula acolhendo a todos,
dando-lhes boas vindas destacando a semana das crianças. 2º MOMENTO: Conversação em torno do valor de ser criança
e esta fase da vida tão importante. 3º MOMENTO: Apresentação
das brincadeiras de roda:Oh abre a roda Tindôlele (Parangolé); A Galinha do Vizinho;
A Galinha Do Soldado; Corre Cutia.
5º MOMENTO: Apresentação do jogo de mãos associado à
declamação da Parlenda. 6º MOMENTO: Demonstração do referido jogo com auxílio e
participação de voluntária. 7º MOMENTO: Realizar
a brincadeira com as mãos com um familiar. 8º MOMENTO: Finalização
da aula destacando a importância de se viver com intensidade as delícias de
ser criança. 9º MOMENTO: Propor
as famílias as atividades do dia: 1-
Assistir ao vídeo no YouTube: Xuxa, estátua e gravar os familiares cantando,
dançando e brincando de estátua com a criança. 2
- Compartilhar aqui no grupo brincadeiras e
jogos que, mães, pais, avós, etc, trazem na memória e fizeram parte da
infância. Pode-se gravar um áudio contando suas vivências ou um pequeno vídeo
demonstrando suas experiências. Observação: Não
se esqueçam de escrever o nome de sua criança abaixo da postagem. 10º MOMENTO:
Despedida carinhosa da professora desejando que todos os dias, ações que convergem
para a alegria e felicidade com a música: Feliz Criançada.
Carga horária total: 60 minutos.
Avaliação: Será avaliada a participação e realização das atividades através de postagens
de vídeos, áudios ou fotos no
grupo de WhatsApp. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI