Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

08/10/2020 - 5º ANO - AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA


PROFESSORA ZILAMAR


























==================================

PROFESSORA ELIANA SANTOS


















FICHA DE LEITURA

Professora: Eliana dos Santos.                                           Data: 08/10/2020.

Aluno (a): ____________________________________________________________________

ATIVIDADE  DO LIVRO: “ A BELA ANDORINHA DA ASINHA QUEBRADA”.

1)- O que acontece com as andorinhas quando se aproxima o inverno?

__________________________________________________________________________

2)- O que aconteceu com uma andorinha que se perdeu de seu bando?

__________________________________________________________________________

3)- Quando a andorinha chegou na floresta, onde ela  resolveu buscar abrigo? Ela encontrou?  Foi acolhida nesse lugar?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

4)-Quais árvores foram solidárias  com a andorinha? O que você pensa sobre a atitude delas? __________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

5)-  Qual é a lição que essa história nos ensina?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

6)- Procure  o significado da palavra SOLIDARIEDADE e escreva aqui.

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________


Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas do Ensino Fundamental.


Etapa: 4º ano e 5º anos do Ensino Fundamental.

Professora: Eliana dos Santos.

Data da atividade: 08/10/2020 (quinta feira)

Componente curricular: Ensino Religioso (Literatura)

Temática da aula:  Solidariedade (reconhecer a necessidade de acolher e ajudar o próximo).

Objeto de conhecimento:

Estimular e desenvolver o prazer pela leitura.

Desenvolver a leitura a fim de que o discente  compreenda a mensagem do texto.

Reconhecer, identificar e respeitar os sentimentos, valores e saberes de cada um.

Reconhecer e respeitar a diversidade de formas de vida.

Identificar, reconhecer e acolher as semelhanças e ou diferenças entre eu e o próximo.

Habilidades: 

(EF15LP01)  Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem se destina.

(EF35LP03) Identificar a idéia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo imaginário e apresentam uma dimensão lúdica de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.

(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral.

Competências:

Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,

Reconhecer diferentes formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita, (biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber, utilizá-las.

Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.

 

Leitura silenciosa de textos, como os que exigem tomadas de atitude, para realizar tarefas.

Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.

Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura da paz

Recursos didáticos:

Celular e ou notebook, livro em  PDF, A bela andorinha da asinha quebrada, ficha de leitura (xerocopiada).

Desenvolvimento: 

1º Momento: Iniciar  pela apreciação da videoaula gravada  pela  professora.

2º Momento: Leitura do livro em PDF: A bela andorinha da asinha quebrada.

3º Momento:  Desenvolver as atividades propostas na ficha de leitura.

 

Carga horária: 50 minutos.


Avaliação:

Contínua. O (A) aluno (a) será avaliado (a) através das atividades realizadas, com fotos enviadas no grupo. A devolutiva será enviada no particular da cada aluno (a), somente com incentivos  e se necessário realizar a correção.  Anotações no caderno de plano da professora. 

.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI