FICHA
DE LEITURA
Professora: Eliana dos Santos.
Data: 08/10/2020.
Aluno (a): ____________________________________________________________________
ATIVIDADE DO LIVRO: “ A BELA ANDORINHA DA ASINHA
QUEBRADA”.
1)- O
que acontece com as andorinhas quando se aproxima o inverno?
__________________________________________________________________________
2)- O
que aconteceu com uma andorinha que se perdeu de seu bando?
__________________________________________________________________________
3)- Quando
a andorinha chegou na floresta, onde ela resolveu buscar abrigo? Ela encontrou? Foi acolhida nesse lugar?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
4)-Quais árvores foram solidárias com a andorinha? O que você pensa sobre a atitude delas? __________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
5)- Qual é a lição que essa história nos ensina?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
6)- Procure o significado da palavra SOLIDARIEDADE e
escreva aqui.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Diário de Registro de Atividades
Escolares Remotas do Ensino Fundamental.
Etapa: 4º ano e 5º anos do Ensino Fundamental.
Professora: Eliana dos Santos.
Data da atividade: 08/10/2020 (quinta feira)
Componente curricular: Ensino Religioso (Literatura)
Temática da aula: Solidariedade (reconhecer
a necessidade de acolher e ajudar o próximo).
Objeto de conhecimento:
Estimular e desenvolver
o prazer pela leitura.
Desenvolver a leitura a
fim de que o discente compreenda a
mensagem do texto.
Reconhecer,
identificar e respeitar os
sentimentos, valores e saberes de cada um.
Reconhecer e respeitar
a diversidade de formas de vida.
Identificar, reconhecer
e acolher as semelhanças e ou diferenças entre eu e o próximo.
Habilidades:
(EF15LP01) Identificar
a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais
participa cotidianamente (casa, comunidade, escola) e nas mídias impressa, de
massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, quem produziu e a quem
se destina.
(EF35LP03) Identificar a idéia central do texto,
demonstrando compreensão global.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte
do mundo imaginário e apresentam uma dimensão lúdica de encantamento,
valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano
pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos
relacionados a modos de ser e viver.
(EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na
comunicação e preservação da tradição oral.
Competências:
Conhecer e valorizar a
escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes funções,
Reconhecer diferentes
formas de acesso à informação e ao conhecimento, em linguagem escrita,
(biblioteca, bancas de revista, livrarias, internet, etc.) e saber,
utilizá-las.
Desenvolver capacidades
necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
Leitura silenciosa de
textos, como os que exigem tomadas de atitude, para realizar tarefas.
Reconhecer e cuidar
de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da
vida.
Debater,
problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância,
discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos
humanos no constante exercício da cidadania e da cultura da paz
Recursos didáticos:
Celular e ou notebook,
livro em PDF, A bela andorinha da asinha
quebrada, ficha de leitura (xerocopiada).
Desenvolvimento:
1º Momento: Iniciar
pela apreciação da videoaula gravada
pela professora.
2º Momento: Leitura do livro em PDF: A bela andorinha da
asinha quebrada.
3º Momento: Desenvolver as atividades propostas na ficha
de leitura.
Carga
horária: 50 minutos.
Avaliação:
Contínua.
O (A) aluno (a) será avaliado (a) através das atividades realizadas, com fotos enviadas
no grupo. A devolutiva será enviada no particular da cada aluno (a), somente
com incentivos e se necessário realizar
a correção. Anotações no caderno de
plano da professora.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI