Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º período da Educação
Infantil
Professora:
Sheila Cristina Martins Gomes de Melo
Data da Atividade: 06/10/2020
Campos de Experiência: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”, “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”, “ EU, O
OUTRO E O NÓS”, “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”, ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES E
TRANSFORMAÇÕES”.
Temáticas da Aula: construir
brinquedos com sucatas e atividade de alinhavo.
Objetos do Conhecimento: coordenação
motora (alinhavo), transformação de objetos de sucata em brinquedo.
Habilidades:
(EI03EF01)
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da
linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fatos, desenhos e outras
formas de expressão.
(EI03EO03) Ampliar as relações
interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04X)
Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, incluindo o
uso das tecnologias digitais.
(EI03EO02)
Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo
suas conquistas e limitações.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do
desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET04)
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens
(desenho, registro por números ou escrita espontâneas), em diferentes suportes.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos
de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras
Competências:
Reforçar
o alfabeto através de música.
Alinhavar
e dar laço no tênis.
Construir
brinquedos utilizando sucata.
Apresentar
os direitos das crianças em forma de poesia.
Recursos Didáticos:
·
Celular, computador ou tablete para acompanhar
as orientações;
·
Cola branca, barbante ou linha colorida,
tesoura sem ponta;
·
Garrafa pet; durex coloridos ou tiras de papel
coloridas, uma base de papelão ou EVA.
Desenvolvimento:
1- Iniciar
a aula com a música de abertura, me apresentando aos alunos;
2- Explico
as atividades do dia, o alinhavo e o bilboquê.
3- Iniciar
as atividades recordando o alfabeto.
4- Utilizando
uma base firme, pode ser papelão, EVA ou cartolina e um molde de tênis, colar o
molde, fazer furos e ensinar a passar o cadarço e dar laço no tênis.
5- Depois
realizar uma atividade com uma garrafa pet, um adulto corta a garrafa e fura a
tampinha, amarrar um cordão na boca da garrafa e na tampinha, o objetivo é
encaixar a tampinha dentro da garrafa.
6- Apresentar
em forma de poesia da escritora Ruth Rocha, alguns direitos das crianças.
7- Finalizar
a aula com uma homenagem ao Dia das Crianças feita por Tia Gislene.
Carga Horária: 4
horas
Avaliação: será contínua, através de
vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI