Diário
de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil
Etapa:
2º
período Educação Infantil.
Professora:
Marli
Pires
Data
da atividade: 06 / 10 / 2020
Campos
de experiência: Eu, o outro e nós (EO); Corpo, gesto e
movimento (CG); Traços, sons, cores e formas (TS); Escuta, fala, pensamento e
imaginação (EF); Espaço, tempo, relação, quantidade e transformação (ET);
Temática
da aula: Adicionar quantidades
- Jogo de adição e desenho de frutos nas copas das àrvores.
Vídeo:
https://youtu.be/5aPT_Q5tJoo
Objeto
de conhecimento: Jogo de adição; escrita de números e desenhos
de quantidades.
Habilidades:
(EI03CG03) Criar movimentos,
gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas com
dança, teatro e música;
(EI03CG05) Coordenar suas
habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em
situações diversas
(EI03EO02) Agir de maneira
independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e
limitações.
(EI03TS02) Expressar-se
livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura,
criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de
desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET04) Registrar observações,
manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por
números ou escrita espontânea), em diferentes suportes
(EI03ET07) Relacionar números as
suas respectivas quantidades.
Competências: Compreender a adição
como a ação de adicionar uma quantidade à outra; levando a criança, a contar para encontrar a
resposta para a situação
problema apresentada.
Recursos didáticos:Computador ou celular, videoaula gravado pela professora, alfabeto, números, folha sulfite ,
papelão( cortado tamanho folha sulfite), tampa redonda (ou outro objeto que dê
para traçar os cículos), canetinhas, caderno, lápis de escrever, borracha.
Desenvolvimento: 1º comando - Assistir o vídeoaula
gravado pela professora, o qual norteará as atividades a serem
desenvolvidas pelo(a) aluno(a):
- Cantar e gesticular a
musica; “Olá, como vai?( Marcelo Serralva)”
- Rotina – leitura do
alfabeto e numerais;
- Conversa informal sobre a adição;
- Explicação sobre a confecção do jogo de adição e da atividade de registro.
2º comando - Jogo da adição
- Com o auxílio de um adulto e utilizando a
tampa, o(a) aluno(a) deverá riscar 8(oito) círculos na folha sulfite e também
no pedaço de papelão.
- Recortar os círculos traçados na folha
sulfite.
- Enumerar as fichas, na parte debaixo de 2 até
9. Na parte de cima, desenhar bolinhas representando a quantidade que indica o
numeral.
- Nos
círculos do papelão, escrever as continhas:
2+2 5+4 1+2
3+4 4+2 3+2
5+3 1+1
- Os(as)
alunos(as) deverão realizar as continhas contando nos seus dedinhos.
- Ao chegar ao resultado, deverá pegar a fichinha com o número do resultado e colocar em cima do círculo da continha.
3º
comando - Atividade de registro:
- Com a orientação dos pais ou responsável, o(a) aluno(a)
deverá copiar no caderno ou numa folha sulfite, a atividade de acordo com o
modelo abaixo:
OBSERVAÇÃO: Os frutos serão desenhados dentro da copa das árvores.
4º comando - Escrever o nome completo.
5º comando - Os pais ou responsáveis deverão tirar uma foto das atividades e postar no grupo da sala de seu(sua) filho(a).
Carga horária total: 04 horas
Avaliação: O (A) aluno (a), será
avaliado diante da participação, do interesse e do desempenho na realização das
atividades propostas e postadas no grupo de WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI