Nosso slogan

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

06/10/2020 - 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Adicionar quantidades - Jogo de adição e desenho de frutos nas copas das árvores.

PROFESSORA MARLI



Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas da Educação Infantil   

Etapa: 2º período Educação Infantil.

Professora: Marli Pires

Data da atividade: 06 / 10 / 2020

Campos de experiência: Eu, o outro e nós (EO); Corpo, gesto e movimento (CG); Traços, sons, cores e formas (TS); Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); Espaço, tempo, relação, quantidade e transformação (ET);

Temática da aula: Adicionar quantidades - Jogo de adição e desenho de frutos nas copas das àrvores.

Vídeo: https://youtu.be/5aPT_Q5tJoo

Objeto de conhecimento: Jogo de adição; escrita de números e desenhos de quantidades.

Habilidades:

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas com dança, teatro e música;

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

 (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes

(EI03ET07) Relacionar números as suas respectivas quantidades.

Competências: Compreender a adição como a ação de adicionar uma quantidade à outra; levando a criança, a contar para encontrar a resposta para a situação problema apresentada.

Recursos didáticos:Computador ou celular, videoaula gravado pela professora, alfabeto, números, folha sulfite , papelão( cortado tamanho folha sulfite), tampa redonda (ou outro objeto que dê para traçar os cículos), canetinhas, caderno, lápis de escrever, borracha.

Desenvolvimento: 1º comando - Assistir o vídeoaula gravado pela professora, o qual norteará                  as atividades a serem desenvolvidas pelo(a) aluno(a):

 

 

- Cantar e gesticular a musica; “Olá, como vai?( Marcelo Serralva)”

- Rotina – leitura do alfabeto e numerais;

- Conversa informal sobre a adição;

- Explicação sobre a confecção do jogo de adição e da atividade de registro.

  2º comando -  Jogo da adição


- Com o auxílio de um adulto e utilizando a tampa, o(a) aluno(a) deverá riscar 8(oito) círculos na folha sulfite e também no pedaço de papelão.

- Recortar os círculos traçados na folha sulfite. 

- Enumerar as fichas, na parte debaixo de 2 até 9. Na parte de cima, desenhar bolinhas representando a quantidade que indica o numeral.

  - Nos círculos do papelão, escrever as continhas:  2+2    5+4    1+2    3+4    4+2   3+2   5+3   1+1

 - Os(as) alunos(as) deverão realizar as continhas contando nos seus dedinhos.

  - Ao chegar ao resultado, deverá pegar a fichinha com o número do resultado e colocar em cima do círculo da continha.

   3º comando - Atividade de registro:

- Com a orientação dos pais ou responsável, o(a) aluno(a) deverá copiar no caderno ou numa folha sulfite, a atividade de acordo com o modelo abaixo:                               

                                          


OBSERVAÇÃO: Os frutos serão desenhados dentro da copa das árvores.

 4º comando - Escrever o nome completo.

5º comando - Os pais ou responsáveis deverão tirar uma foto das atividades e postar no grupo da sala de seu(sua) filho(a).

Carga horária total: 04 horas

Avaliação: O (A) aluno (a), será avaliado diante da participação, do interesse e do desempenho na realização das atividades propostas e postadas no grupo de WhatsApp.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI